Centro Cultural Castrolanda inaugura exposição de fotografias | aRede
PUBLICIDADE

Centro Cultural Castrolanda inaugura exposição de fotografias

Objetivo é contar um pouco da história da comunidade por meio de fotografias registradas por imigrantes

Imagens de imigrantes e castrenses integram a exposição
Imagens de imigrantes e castrenses integram a exposição -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A partir desta sexta-feira (9), os visitantes do Museu Histórico de Castrolanda poderão conhecer a exposição temporária 'A memória fotográfica em Castrolanda'. Organizada pela equipe de pesquisa do Centro Cultural Castrolanda (CCC), o objetivo é contar um pouco da história da comunidade por meio de fotografias registradas por imigrantes e castrenses desde a década de 1950. 

A historiadora do CCC, Samara H. Lima, explica que um dos objetivos é apresentar o registro fotográfico para além de uma imagem estática, mas como uma fonte de história e de memória, sendo fundamental para entender a cultura de um povo. Segundo ela, a ideia surgiu após o Centro Cultural receber máquinas fotográficas de diferentes épocas, que possibilitou a realização de uma ação educativa mostrando a evolução da tecnologia a partir da câmera escura.

“Considero essa exposição importante para entendermos essa mudança de pensamento em relação ao registro fotográfico, antes era simbólico, até mesmo um momento de confraternização da família, algo que dependia de um processo de revelação e de outros elementos, não sendo instantâneo, diferente de hoje, onde todo momento consegue ser registrado na hora através dos aparelhos celulares. Porém, em ambos os momentos, a fotografia continua sendo um registro importante, podendo ser usado como fonte de pesquisa e de memória”, explica Samara.

Outro objetivo da exposição é homenagear os fotógrafos que ajudaram a compor o acervo de mais de 7 mil imagens do Centro Cultural. Foram selecionados registros de William Muller, Jan de Jonge, Meindert E. Borg, Hugo Wysoski, Cornelis M. P. van Santen, Carlos Ernesto Kugler, Kees Corstiaensen e Jan van Arragon.

Mais fotos

A exposição também busca aumentar o acervo do Centro Cultural Castrolanda. Com a exposição, a equipe do CCC espera que sejam descobertos outros fotógrafos que registraram a história da Colônia Castrolanda e que eles enviem as fotos para equipe pelo e-mail [email protected].

As informações são de assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE