PUBLICIDADE

Tibagi é a primeira cidade no Brasil a adotar tecnologia do Metaverso

Tendência em todo mundo, o Metaverso é um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias

Tendência em todo mundo, o Metaverso é um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias
Tendência em todo mundo, o Metaverso é um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Turismo, foi o primeiro órgão público municipal do Brasil a assinar um termo de convênio com o Sebrae para o desenvolvimento do Metaverso dentro do município. Mas o que é esse “Metaverso”? Ele é uma espécie de ambiente virtual 3D imersivo, construído por meio de diversas tecnologias, como a realidade virtual e a realidade aumentada. Na prática, é como se fosse um jogo de videogame onde é possível criar um avatar e interagir com outros avatares e com o ambiente previamente programado.

“Sempre buscamos investir em inovação para transformar Tibagi. Ser o primeiro município do Brasil a propor essa nova tecnologia é um desafio, mas também é uma forma de provarmos nossa capacidade e competência para executá-lo”, garante o prefeito de Tibagi, Artur Butina. Durante a assinatura do convênio, Tiago Francisco da Silva, proprietário da Campestrini Inovação (responsável pelo desenvolvimento do sistema), pôde realizar uma apresentação prévia de como irá funcionar o Metaverso em Tibagi. A base será as praças Edmundo e Leopoldo Mercer com os prédios históricos em seu entorno e também com as diversas empresas do trade turístico do município que poderão ofertar os seus serviços.

Tendência em todo mundo, o Metaverso é um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias
Tendência em todo mundo, o Metaverso é um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias |  Foto: Divulgação
 

Tiago da Silva disse que a ideia do Metaverso é integrar os ambientes real e virtual, a partir de uma evolução das formas de interação, onde será possível participar de reuniões e eventos, interagir com lojas e o comércio, além da solicitação de serviços públicos de forma totalmente inovadora. “Satisfação tremenda estarmos aqui, trazendo um projeto totalmente inovador. Será um projeto piloto do metaverso focado no turismo de Tibagi. Podemos afirmar que é a primeira cidade no Brasil que está investindo, que está em parceria com o Sebrae fazendo este trabalho. Vamos entrar para a história da inovação dos municípios”, afirma Joel Franzin, gerente da regional-centro do Sebrae-PR, e responsável por formalizar essa parceria com a Prefeitura de Tibagi.

Já para o Secretário de Turismo de Tibagi, Rhamonn Cottar, foi uma oportunidade que surgiu a partir das participações do município em eventos de turismo a partir do alinhamento de parcerias com o Sebrae, Senai, Senac e Senai em seus segmentos. “Não iríamos perder a oportunidade e estamos muito felizes em sermos os pioneiros, mas sem perder o foco das políticas públicas básicas que o turismo de Tibagi precisa e estamos trabalhando para isso”, finaliza.

Com informações da Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE