Ipiranga avança em projetos para fortalecer o setor agrícola | aRede
PUBLICIDADE

Ipiranga avança em projetos para fortalecer o setor agrícola

Programa 'Ipiranga mais Verde' garante alternativas para os produtores e leva alimentos até a população

Iniciativa é de cunho social e consiste na troca de material reciclável por alimentos oriundos da agricultura familiar
Iniciativa é de cunho social e consiste na troca de material reciclável por alimentos oriundos da agricultura familiar -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A gestão municipal de Ipiranga tem atuado em diversas frentes para fomentar e diversificar a produção agrícola, bem como garantir uma melhor qualidade de vida para os moradores. Um exemplo é o projeto ‘Ipiranga mais Verde’, implementado pela prefeitura no mês de agosto deste ano. A iniciativa é de cunho social e consiste na troca de material reciclável por alimentos oriundos da agricultura familiar.

Em entrevista concedidao ao Jornal da Manhã e Portal aRede nesta sexta-feira (9), o prefeito Douglas Modesto (PSB), relembrou os estudos necessários para viabilizar o programa e enalteceu o trabalho desenvolvido pelos produtores rurais. “Começamos a planejar o ‘Ipiranga mais Verde' ainda em 2021. Já analisávamos ações semelhantes em outros municípios da região. Colocamos ele no orçamento e fizemos inúmeras reuniões com os setores de agropecuária e meio ambiente, além dos próprios produtores”, explicou.

Iniciativa recebe ampla adesão

Segundo o prefeito, o programa já é considerado um sucesso pela administração. “Conversamos com a população que leva o material reciclável para a troca. Todos estão muito contentes e esperam a continuidade. Eles levam para casa frutas, verduras, pão, mel e muitos outros alimentos que, muitas vezes, são melhores do que aqueles que estão na preteleira do mercado”, avaliou.

De acordo com o balanço referente à última edição do ‘Ipiranga Mais Verde’, foram recolhidos 4,5 mil quilos de material reciclável, o que resultou na entrega de 1,3 mil quilos de alimentos. Em média, foram entregues 21,7 quilos de alimento por pessoa. “É um projeto que está favorecendo muito o produtor rural. Ele entrega o produto para a prefeitura e, em contrapartida, recebe uma contribuição financeira. A ação também auxilia o meio ambiente. Com certeza vamos conseguir combater melhor a dengue, já que vários produtos que acumulam água são levados para troca”, concluiu o prefeito.

Como participar

Participar do ‘Ipiranga mais Verde’ é muito simples. Os interessados devem levar o material reciclável até o projeto. Os responsáveis pesam a quantidade entregue e, conforme a quantidade, é entregue para a pessoa um dinheiro simbólico, chamado ‘Ipiranguito’. “Com essa moeda, é possível adquirir os alimentos. É uma ação que atrai também as crianças. Isso traz dignidade para as famílias que participam. Ainda tem muito o que ser melhorado, mas é algo que já está dando frutos”, exaltou o prefeito Douglas.

Município busca diversidade produtiva

A cidade também tem procurado incentivar a diversificação produtiva no campo. Uma das principais frentes de atuação é a ovinocultura. “A questão dos ovinos é uma das linhas de diversificação oferecidas aos produtores rurais. Já tivemos a 1ª ExpoIpiranga, que mostrou a força do município neste quesito”, disse o prefeito Douglas, relembrando a parceria existente com a Cooperativa dos Produtores de Ovinos e Caprinos dos Campos Gerais (Coopegera). ‘Temos procurado dar apoio para aqueles que pretendem ter uma renda extra também com outras frentes. Hoje temos produtores de morango, maracujá, hortaliças, pepino, e vários outros cultivos”, finalizou.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE