Crianças da região participam de prévia da Agroleite

Evento faz parte de projeto da Castrolanda que incentiva a atividade leiteira

Evento faz parte de projeto da Castrolanda que incentiva a atividade leiteira
Evento faz parte de projeto da Castrolanda que incentiva a atividade leiteira -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As crianças e os jovens inscritos no ciclo 2022 do Clube de Bezerras participaram, na manhã do último sábado (6), de um encontro de prévia para o Agroleite, feira de tecnologia do leite promovida pela Castrolanda que acontece de 16 a 20 de agosto. O Clube é um projeto desenvolvido pela Cooperativa para incentivar filhos de cooperados e colaboradores a terem contato com a atividade leiteira desde cedo.

No encontro do fim de semana, os 21 participantes se apresentaram com os animais no campo em frente ao Memorial da Imigração Holandesa e foram avaliados de acordo com as categorias: Mirim - 6 a 8 anos; Infantojuvenil – 9 a 11 anos; e Junior – 12 a 14 anos. O objetivo foi proporcionar às crianças e aos jovens a experiência da apresentação e avaliação, conforme explica a Supervisora da Assistência Técnica da Área de Negócios Leite da Castrolanda, Simony Guerra. O Clube de Bezerras é voltado a crianças e jovens de 6 a 16 anos.

“Tem bastante criança que participa pela primeira vez, então, foi um consenso entre a equipe técnica e os produtores que a gente tivesse uma prévia para que elas sintam como é entrar na pista com pessoas observando. Além disso, também tem a experiência do animal, que às vezes é a primeira vez que vai entrar na pista com outros animais. Então, mesmo sem contar pontos na avaliação final, essa prévia é um teste importante tanto para a criança como para a bezerra”, reforça Simony.

O produtor de leite e médico veterinário, Paulo Doering, participou do encontro como juiz e destaca a qualidade e preparação dos animais e dos participantes. “Foi uma experiência foi muito bacana poder participar como juiz da prévia do Clube de Bezerras, um evento tradicional da Castrolanda. A qualidade dos animais está muito boa. Conseguimos ver que tanto as crianças como as bezerras estão bem-preparadas para o grande dia no Agroleite. Acredito que elas estão fazendo um bom trabalho e, com as nossas dicas, vão finalizar o ciclo com chave de ouro na feira.”

Acompanhamento dos participantes e animais

O ciclo 2022 do Clube de Bezerras foi lançado em março, durante a ExpoCastrolanda, com a inscrição dos participantes. O Analista Técnico da área, Leonardo Damasceno, conta que, além de participarem de encontros instrutivos, as crianças e jovens, junto com os animais, são acompanhados nas propriedades.

“É feito um primeiro contato para as próprias crianças acompanharem as bezerras desde o seu nascimento com todas as marcações: peso ao nascer, o que foi fornecido para ela nas primeiras horas de vida e como é o passo a passo do crescimento desse animal. Essas informações são preenchidas pelos participantes no Diário da Bezerra e eles mostram esse caderno em todos os encontros e visitas”, revela Leonardo.

Além dos encontros instrutivos, crianças e jovens inscritos no Clube são acompanhados com os animais também nas propriedades.

O preenchimento do diário compõe uma parte da nota dos participantes. A outra parte é a apresentação no Agroleite, quando será encerrado o ciclo de 2022. Na edição deste ano da feira, o julgamento do Clube de Bezerras será no sábado, 20 de agosto, às 9h, na Arena Agroleite - Cidade do Leite.

O projeto

O Clube de Bezerras é desenvolvido há mais de 40 anos pela Assistência Técnica da Área de Negócios Leite da Castrolanda com o objetivo de incentivar a participação de crianças e jovens na atividade leiteira e a sucessão familiar nas propriedades. No ciclo de 2022, além das categorias Mirim, Infantojuvenil e Junior, também será julgada no Agroleite a categoria Sênior, com participantes de 15 e 16 anos.

Vencedores da Prévia

Categoria Mirim

1º lugar: Daniel Francisco Los

2º lugar: Lavínia Gaida Antunes

3º lugar: João Miguel Los

Categoria Infantojuvenil

1º lugar: Davi Luiz do Nascimento Machado

2º lugar: Gustavo Salomons

3º lugar: Gustavo Henrique da Silva de Souza

Categoria Junior

1º lugar: Henrique Salomons

2º lugar: João Henrique Souza Ribeiro

3º lugar: Sophia Olivia Basso

As informações são de assessoria

Conteúdo de marca

Quero divulgar right