Prefeituras da AMCG dialogam sobre tributações municipais

O 1º Encontro de Auditores e Fiscais de Tributos contou com a presença de prefeitos e lideranças.

O 1º Encontro de Auditores e Fiscais de Tributos contou com a presença de prefeitos e lideranças.
O 1º Encontro de Auditores e Fiscais de Tributos contou com a presença de prefeitos e lideranças. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 1º Encontro de Auditores e Fiscais de Tributos contou com a presença de prefeitos e lideranças. 

Técnicos municipais das prefeituras que compõem a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) participaram, na última quinta (21) e sexta-feira (22), de uma iniciativa de capacitação na cidade de Jaguariaíva. O 1º Encontro de Auditores e Fiscais de Tributos contou com a presença de prefeitos e lideranças. O presidente da AMCG e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, marcou presença no evento. “Temos que prezar pelo compartilhamento de informações. A qualificação dos técnicos é importantíssima no setor público”, avaliou.

O tema ‘Práticas de fiscalização e lançamento dos tributos municipais (nos termos dos apontamentos do TCE/PR)’ foi o escolhido pelo realizador Sindicato Sindiserv Jaguariaíva e Tributo Municipal. A prefeita da cidade, Alcione Lemos, destacou a relevância do debate. “O tema é importantíssimo. Nosso intuito é qualificar os servidores, para que o município tenha bons resultados e se desenvolva cada vez mais”, disse.

Reestruturação

Idealizador do evento, o presidente do Sindiserv, Eliel Mendes, falou da importância da reestruturação dos departamentos de fiscalização dos municípios. “Em todo o país contamos com as mesmas dificuldades. É um problema estrutural”, reforçou. explicando a escolha do tema e a parceria com a AMCG, Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Presente no evento, o diretor jurídico do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR), Thiago Napoli, ressaltou o papel do órgão como orientador, e não somente como “punidor” das Prefeituras. “Queremos o TCE como órgão colaborador, que ajude os fiscais em suas dúvidas”, esclarece. “Temos a intenção de agir preventivamente”, completa. Conforme o diretor, uma das grandes dificuldades dos municípios é contar com técnicos qualificados para cobrança de impostos. “Muito relevante a participação”, avalia.

Para o presidente da AMCG, Henrique Carneiro, a capacitação deve fazer parte do dia a dia dos servidores e técnicos municipais, para que, cada vez mais, possam fazer em prol dos munícipes. “Temos que disponibilizar em todas as áreas”, finaliza.

Lideranças solicitam melhorias em estradas

A AMCG participou, na última semana, de uma reunião junto ao secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Augustinho Zucchi. Na oportunidade, a realização de melhorias estruturais na PR-151 esteve entre as demandas regionais elencadas pelos gestores municipais. Os prefeitos de Palmeira, Sérgio Belich, e de São João do Triunfo, Abimael do Valle, solicitaram atenção por parte do Estado em relação ao cenário observado na rodovia. Belich lembrou de outros projetos que já foram apresentados anteriormente, incluindo a duplicação do trecho entre Palmeira e Ponta Grossa.