AMCG reúne auditores para encontro sobre tributos

Encontro vai até hoje em Jaguariaíva e terá série de mesas e temas em debate

Encontro vai até hoje em Jaguariaíva e terá série de mesas e temas em debate
Encontro vai até hoje em Jaguariaíva e terá série de mesas e temas em debate -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Encontro vai até hoje em Jaguariaíva e terá série de mesas e temas em debate

Técnicos municipais das Prefeituras que compõem a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) participam nesta quinta (21) e sexta-feira (22) de uma capacitação em Jaguariaíva. É o 1º Encontro de Auditores e Fiscais de Tributos, que contou com a presença de prefeitos e lideranças durante a abertura do evento, realizada na manhã desta quinta. “Temos que prezar pelo compartilhamento de informações. A qualificação dos técnicos é importantíssima no setor público”, avalia o presidente da AMCG e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, destacando a parceria da entidade no evento.

O tema 'Práticas de fiscalização e lançamento dos tributos municipais (nos termos dos apontamentos do TCE/PR'  foi o escolhido pelo realizador, o Sindicato Sindiserv Jaguariaíva. “O tema é importantíssimo. Nosso intuito é qualificar os servidores, para que o município tenha bons resultados e se desenvolva cada vez mais”, destaca a prefeita de Jaguariaíva, Alcione Lemos.

Idealizador do evento, o presidente do Sindiserv, Eliel Mendes, falou da importância da reestruturação dos departamentos de fiscalização dos municípios. “Em todo o país contamos com as mesmas dificuldades. É um problema estrutural”, avalia, explicando a escolha do tema e a parceria com a AMCG, Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Presente no evento, o diretor jurídico do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR), Thiago Napoli, ressaltou o papel do órgão como orientador, e não somente como “punidor” das Prefeituras. “Queremos o TCE como órgão colaborador, que ajude os fiscais em suas dúvidas”, esclarece. “Temos a intenção de agir preventivamente”, completa. Conforme o diretor, uma das grandes dificuldades dos municípios é contar com técnicos qualificados para cobrança de impostos. “Muito relevante a participação”, avalia.

Para o presidente da AMCG, a capacitação deve fazer parte do dia a dia dos servidores e técnicos municipais, para que, cada vez mais, possam fazer em prol dos munícipes. “Temos que disponibilizar em todas as áreas”, finaliza.

As informações são de assessoria