Cidades da região pretendem explorar mercado internacional | aRede
PUBLICIDADE

Cidades da região pretendem explorar mercado internacional

Presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Henrique Carneiro, esteve reunido com o embaixador da Índia no Brasil, Suresch Reddy

Presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Henrique Carneiro, esteve reunido com o embaixador da Índia no Brasil, Suresch Reddy
Presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Henrique Carneiro, esteve reunido com o embaixador da Índia no Brasil, Suresch Reddy -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Henrique Carneiro, esteve reunido com o embaixador da Índia no Brasil, Suresch Reddy

O mercado comercial entre o Brasil e a Índia pautou o encontro do presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, com o embaixador da Índia no Brasil, Suresch Reddy, nesta quarta-feira (6). 

Após participação no Fórum Internacional dos Municípios dos Imbrics no mês de maio em São Paulo, Carneiro agendou visita à embaixada para novas tratativas para a região. “Estamos verificando a possibilidade de uma visita aos Campos Gerais”, adiantou o presidente da AMCG, falando do interesse do embaixador para conhecer as potencialidades, bem como os gestores regionais.

Hoje, alguns dos produtos mais exportados do Brasil para a Índia contam com grandes produções nos Campos Gerais. Óleo de soja e madeira estão entre os dez produtos mais acessados pelo país asiático. “Algumas dessas exportações partem de nossos municípios, mas podemos oferecer mais”, aponta Carneiro. Sobre as produções da região, o presidente da AMCG pontuou que já expôs algumas das riquezas ao embaixador, mas pretende mostrá-las durante a visita. “Além da soja e da madeira, falei das produções de tomate, mel, leite e morango”, conta.

A busca por novas parcerias internacionais é uma pauta que já teve avanços nos Campos Gerais no decorrer dos últimos meses. No mês de março deste ano, a região da AMCG concluiu a primeira agenda com empresários do mundo árabe. Em três dias, integrantes da comitiva visitaram 14 empresas de sete municípios. “Entramos em contato com empresas que têm interesse em exportar produtos para este mercado. A intenção, neste primeiro momento, foi apresentar uma gama de produtos da região para que os empresários possam expor aos Emirados Árabes”, explicou o ex-presidente da AMCG e ex-prefeito de Castro, Moacyr Fadel.

Os contatos iniciais se deram a partir da  assinatura do protocolo de intenções com a certificadora Cdial Halal, realizada no fim de 2021. Na ocasião, a AMCG e a Cdial Halal assinaram um protocolo de intenções para desenvolver ações de capacitação, como uma forma de aproximar a certificadora e as empresas. Quando um produto recebe certificação halal, significa que seu consumo é lícito e permitido ao muçulmano, passando por processos diferentes dos produtos convencionais. 

Esse mercado envolve não apenas alimentos, mas também fármacos/cosméticos, turismo, vestuário, entre outros. Quanto às proteínas animais, os procedimentos diferenciados incluem aspectos como a matéria-prima, higienização, armazenagem e transporte. Entre as indústrias certificadas no Paraná estão Copacol, C.Vale, Jaguafrangos, Seara, Vibra, Coopavel, BRF e Avenorte.

Presidente Bolsonaro recebe o prefeito Henrique Carneiro

O presidente da República, Jair Bolsonaro, recebeu no final da tarde de terça-feira (5) um grupo seleto de prefeitos no Palácio Alvorada. “Os municípios pequenos ganharam voz”, exultou o presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro. O representante da região foi um dos convidados do encontro, que ocorreu após a Mobilização Municipalista na capital do país. Antes disso, Bolsonaro já havia se reunido com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e lideranças municipais.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE