Cidades da região alinham parcerias com a UEPG | aRede
PUBLICIDADE

Cidades da região alinham parcerias com a UEPG

Presidente da AMCG e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, dialogou com o reitor, Miguel Sanches Neto

Presidente da AMCG e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, dialogou com o reitor, Miguel Sanches Neto
Presidente da AMCG e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, dialogou com o reitor, Miguel Sanches Neto -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Presidente da AMCG e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, dialogou com o reitor, Miguel Sanches Neto

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) deve firmar nova parceria nos próximos dias. Na manhã desta segunda-feira (13), em reunião com o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, o presidente da AMCG e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, elencou algumas demandas dos municípios, que podem contar com o apoio da instituição de ensino superior. “Entendemos a Universidade como instituição regional. Por isso achamos importante essa aproximação. Além de capacitar os alunos, podemos estender a qualificação em nossos municípios”, esclarece o prefeito.

De acordo com o reitor, o desenvolvimento regional já estava nos anseios da nova gestão da UEPG. “Apesar de ter Ponta Grossa no nome, sabemos do âmbito atingido pela Universidade”, disse. Atualmente, a instituição é gestora do Hospital Regional Universitário, que abrange todos os municípios da AMCG (além dos municípios da 4ª Regional de Saúde). E, em breve, contará ainda com um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e um Instituto Médico Legal (IML) Universitário, que também atenderão a região. “A relação com os municípios é fundamental para nós”, garante Sanches Neto.

Para firmar essa parceria, AMCG e UEPG devem assinar inicialmente um Termo de Cooperação Técnica. “O primeiro passo já foi dado, após formalizarmos vamos verificar demandas específicas que podem ser sanadas por meio do convênio”, antecipa o presidente da AMCG.

A Universidade já realiza trabalhos pontuais em alguns dos municípios da Associação, como Tibagi, Castro e Palmeira, mas pretende avançar sua atuação com a formalização do contrato. “A qualificação é o nosso negócio. Podemos verificar demandas específicas e oferecer cursos, seja para agentes públicos ou comunidades”, explica Carneiro.

Uma das questões que devem ser abordadas com essa nova parceria é a nova Lei de Licitações que afetará Prefeituras de todo o Brasil. “Caso as Prefeituras não se adequem até o próximo dia 1º de abril, não poderão fazer novas licitações”, conta o presidente da AMCG. Pela urgência do tema, uma capacitação voltada ao tema deve ser desenvolvida. 

Associação participa de Fórum Internacional

No último mês de maio, a AMCG participou do Fórum Internacional dos Municípios do Brics (agrupamento de países de mercado emergente, tendo Brasil, Rússia, Índia e África do Sul como integrantes). O evento realizado na noite de sexta-feira (27) na Câmara Municipal de São Paulo contou com a presença do embaixador da Índia no Brasil, Suresch Reddy. “Estamos buscando novas fontes de investimentos em nossos municípios”, explicou o presidente da AMCG, Henrique Carneiro. Ele disse que a entidade trabalha em projetos de incentivo para a exportação dos produtos regionais.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE