Carambeí define data para eleições de diretores escolares | aRede
PUBLICIDADE

Carambeí define data para eleições de diretores escolares

Novos representantes serão escolhidos no dia 22 de junho, das 8h às 17h

Novos representantes serão escolhidos no dia 22 de junho, das 8h às 17h
Novos representantes serão escolhidos no dia 22 de junho, das 8h às 17h -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Novos representantes serão escolhidos no dia 22 de junho, das 8h às 17h

As escolas da rede municipal de ensino de Carambeí já se preparam para eleger novos diretores. As chapas estão confirmadas e no próximo dia 22 de junho acontece a votação com a participação dos membros da comunidade escolar. As instituições de ensino estarão abertas das 8h às 17h para receber os votantes, sem intervalo para o almoço. Os mandatos dos novos diretores são de quatro anos e terão início no próximo mês de julho.

A comunidade escolar engloba alunos habilitados a votar; pai, mãe ou responsável legal por aluno não votante; professores; equipe técnico-pedagógica; e demais funcionários da instituição de ensino. A votação será na chapa, sendo o voto secreto e facultativo, ou seja, não obrigatório. Cada pessoa apta a votar tem direito a um voto, mesmo que represente mais de um segmento da comunidade escolar ou mais de um aluno não votante.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Kátia Harms, comenta que as eleições para diretores são uma forma de democratização da escola. Segundo ela, a participação da comunidade escolar nesse processo é fundamental para concretizar a democracia nos espaços escolares, onde as crianças passam parte de suas vidas. “É nesse ambiente que elas ganham conhecimento para o crescimento intelectual e emocional. O comprometimento dos responsáveis na escolha daqueles que irão conduzir todo esse processo de formação dos futuros cidadãos é mais que fundamental. É uma forma de participar dessa fase importante na vida dos filhos”, argumenta.

Chapas para eleições

Nos Centros Municipais de Educação Infantil Betânia e São Judas Tadeu estão concorrendo três chapas; nas Escolas Fátima Augusta Bosa e Limpo Grande concorrem duas chapas. Já no CMEI Canaã, CMEI Santa Rita de Cássia, Escola Santa Cruz, Escola Tonia Joanna Harms, Escola Geralda Harms Welbergen e Escola José Pedro Novaes Rosas contam com chapa única inscrita, sendo esta última a instituição com maior número de votantes por ser a escola do município com maior número de alunos matriculados.

Na Escola Municipal Profª Theresa Gaertner Seifarth, a eleição ocorrerá em 29/06/2022, em virtude de não haver chapas inscritas dentro do prazo previsto no cronograma inicial. Para esta instituição, o prazo de inscrição de chapas foi prorrogado por quinze dias, conforme previsto em Lei.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE