PUBLICIDADE

CimSaúde debate convênio junto ao Governo do Estado

Reunião junto aos Consórcios Intermunicipais de Saúde debateu o avanço do QualiCIS

Reunião junto aos Consórcios Intermunicipais de Saúde debateu o avanço do QualiCIS
Reunião junto aos Consórcios Intermunicipais de Saúde debateu o avanço do QualiCIS -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Reunião junto aos Consórcios Intermunicipais de Saúde debateu o avanço do QualiCIS

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou na manhã de quarta-feira (2) uma reunião com os Consórcios Intermunicipais e Regionais de Saúde. Na oportunidade, foram debatidas questões sobre o programa ‘QualiCIS’. Em fase de início de atividades, equipes técnicas debateram a documentação de referência, legislações e as resoluções do Programa de Qualificação dos Consórcios. 

“Estamos finalizando a tramitação do convênio aqui na região, tanto na 3ª quanto na 21ª Regional de Saúde”, explica a diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (Cimsaúde), Pâmella Costa, prevendo o início do QualiCIS nos próximos meses. A assinatura do Convênio com a Sesa junto à 3º Regional de Saúde já foi assinado. “No momento estamos aguardando a assinatura da 21º Regional, que está em fase de finalização, e o repasse da primeira parcela para os municípios que tem como polo Ponta Grossa para o início das atividades”, esclarece Pâmella.

O mapeamento do território regional, bem como a formação dos Grupos de Trabalho foram apresentados por técnicos da Sesa. Com sede em Ponta Grossa e duas subsedes, uma em Telêmaco Borba e outra em Castro, o CimSaúde deve apontar as unidades ambulatoriais, a abrangência e o deslocamento necessário dos pacientes para as consultas e exames especializados.

Além disso, as novas legislações também estiveram na pauta. “Tivemos várias adequações no período da pandemia, portanto temos que adequá-las para o atendimento em nossos ambulatórios de especialidades”, conta a diretora, destacando que a intenção é instrumentar os Consórcios para que as Linhas de Cuidado do QualiCIS possam ser implantadas de maneira correta. 

O Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (QualiCIS), é destinado aos Consórcios que gerenciam Ambulatório Médico de Especialidades no Paraná. Ele garante apoio à reestruturação dos consórcios públicos existentes, objetivando a ampliação dos serviços prestados, ganho de escala, melhora da capacidade técnica, gerencial e financeira.

Consórcio é destaque na oftalmologia

A oftalmologia é mais uma das especialidades de destaque no Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). Durante anos, a população sofreu com a falta de especialistas, e até mesmo um vazio assistencial. Com estruturação e fortalecimento, o Consórcio vem suprindo a carência dos municípios e garantindo atendimento médico com qualidade. 

“Ainda é a especialidade com maior demanda reprimida nos municípios, mas estamos avançando nos atendimentos”, destaca a diretora do Consórcio, Pâmella Costa. Com a reestruturação, o CimSaúde consegue ofertar, atualmente, 255 consultas ao mês com dois especialistas atuando regionalmente.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE