CimSaúde debate convênio junto ao Governo do Estado | aRede
PUBLICIDADE

CimSaúde debate convênio junto ao Governo do Estado

Reunião junto aos Consórcios Intermunicipais de Saúde debateu o avanço do QualiCIS

Reunião junto aos Consórcios Intermunicipais de Saúde debateu o avanço do QualiCIS
Reunião junto aos Consórcios Intermunicipais de Saúde debateu o avanço do QualiCIS -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Reunião junto aos Consórcios Intermunicipais de Saúde debateu o avanço do QualiCIS

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou na manhã de quarta-feira (2) uma reunião com os Consórcios Intermunicipais e Regionais de Saúde. Na oportunidade, foram debatidas questões sobre o programa ‘QualiCIS’. Em fase de início de atividades, equipes técnicas debateram a documentação de referência, legislações e as resoluções do Programa de Qualificação dos Consórcios. 

“Estamos finalizando a tramitação do convênio aqui na região, tanto na 3ª quanto na 21ª Regional de Saúde”, explica a diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (Cimsaúde), Pâmella Costa, prevendo o início do QualiCIS nos próximos meses. A assinatura do Convênio com a Sesa junto à 3º Regional de Saúde já foi assinado. “No momento estamos aguardando a assinatura da 21º Regional, que está em fase de finalização, e o repasse da primeira parcela para os municípios que tem como polo Ponta Grossa para o início das atividades”, esclarece Pâmella.

O mapeamento do território regional, bem como a formação dos Grupos de Trabalho foram apresentados por técnicos da Sesa. Com sede em Ponta Grossa e duas subsedes, uma em Telêmaco Borba e outra em Castro, o CimSaúde deve apontar as unidades ambulatoriais, a abrangência e o deslocamento necessário dos pacientes para as consultas e exames especializados.

Além disso, as novas legislações também estiveram na pauta. “Tivemos várias adequações no período da pandemia, portanto temos que adequá-las para o atendimento em nossos ambulatórios de especialidades”, conta a diretora, destacando que a intenção é instrumentar os Consórcios para que as Linhas de Cuidado do QualiCIS possam ser implantadas de maneira correta. 

O Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (QualiCIS), é destinado aos Consórcios que gerenciam Ambulatório Médico de Especialidades no Paraná. Ele garante apoio à reestruturação dos consórcios públicos existentes, objetivando a ampliação dos serviços prestados, ganho de escala, melhora da capacidade técnica, gerencial e financeira.

Consórcio é destaque na oftalmologia

A oftalmologia é mais uma das especialidades de destaque no Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). Durante anos, a população sofreu com a falta de especialistas, e até mesmo um vazio assistencial. Com estruturação e fortalecimento, o Consórcio vem suprindo a carência dos municípios e garantindo atendimento médico com qualidade. 

“Ainda é a especialidade com maior demanda reprimida nos municípios, mas estamos avançando nos atendimentos”, destaca a diretora do Consórcio, Pâmella Costa. Com a reestruturação, o CimSaúde consegue ofertar, atualmente, 255 consultas ao mês com dois especialistas atuando regionalmente.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE