Palmeira entra para associação internacional de ensino | aRede
PUBLICIDADE

Palmeira entra para associação internacional de ensino

Município projeta um impacto social positivo de médio a longo prazo com o apoio da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE)

Município projeta um impacto social positivo de médio a longo prazo com o apoio da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE)
Município projeta um impacto social positivo de médio a longo prazo com o apoio da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Município projeta um impacto social positivo de médio a longo prazo com o apoio da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE)

Palmeira se tornou o primeiro município do interior do Paraná a ser nomeado como membro oficial da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE). Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã e Portal aRede, a secretária municipal de Educação, Esporte e Lazer, Márcia Regina Pereira Ristow, explicou que o principal benefício deste processo é o intercâmbio de conhecimentos com outras cidades de todo mundo. A expectativa é que Palmeira também aplique ações e projetos que já tiveram sucesso em outras localidades.

Segundo ela, o município terá um impacto social positivo de médio a longo prazo com o apoio da Associação. “A mudança principal será de mentalidade. A partir de agora, o nosso pensamento, em conjunto com toda a iniciativa pública, é que a educação não ocorre apenas dentro dos muros da escola, mas sim, em toda nossa cidade”, analisa a secretária. Ristow também reforça que alguns projetos relacionados à saúde, assistência social, sustentabilidade, cultura, esporte já estão em andamento em Palmeira.

A responsável pela pasta cita como exemplo os projetos ‘É da nossa natureza zelar pelo futuro de Palmeira’, o ‘Projeto Hiperdia’, outras ações de iniciação esportiva para crianças no contraturno escolar e programas em parceria com Associação Valores em Construção. “Além dessas já em execução, que também pretendemos ampliar, faremos uma triagem das políticas públicas que tiveram êxito em outras cidades e são compatíveis com a realidade social de Palmeira”, reforçou. 

Um dos primeiros focos da prefeitura a partir da entrada na AICE será a acessibilidade em geral. “Temos em execução, no CMEI Cristo Rei, o projeto ‘TEAcolho Autismo’ que é uma ação destinada às famílias das crianças com o diagnóstico autismo. Também incluímos outros casos de inclusão dentro da escola, com outros alunos portadores de necessidades especiais. Pretendemos levar isso para as demais instituições de ensino do município”, projetou a secretária.

De acordo com ela, o impacto positivo dessas ações em Palmeira ocorrerá já ao longo deste ano, a partir do segundo semestre. com ações que fomentam, não só o setor público, mas também iniciativas privadas. “Queremos alinhar nossos ideais com o pensamento da AICE, que tem como principal meta a melhora da qualidade de vida do cidadão do município participante. Estamos na torcida que demais cidades do nosso estado, principalmente dos campos gerais, também se tornem Cidades Educadoras em breve”, concluiu.

Entidade reforça ligação entre municípios

Fundada em 1994 e com sede em Barcelona, na Espanha, a AICE teve início como um movimento de cidades representadas pelos respectivos órgãos de poder que concluíram ser útil trabalhar em conjunto com projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes. A entidade sem fins lucrativos é constituída de uma estrutura permanente de colaboração entre governos locais, que se comprometem a reger-se pelos princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras. Atualmente, a Associação reúne mais de 500 cidades de 36 países distribuídos por todos os continentes.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE