AMCG participa de diálogos com lideranças em Brasília | aRede
PUBLICIDADE

AMCG participa de diálogos com lideranças em Brasília

Lideranças cobram novas pautas municipalistas por parte do Governo Federal e consolidam representatividade para qualificar os serviços públicos

Lideranças cobram novas pautas municipalistas por parte do Governo Federal
Lideranças cobram novas pautas municipalistas por parte do Governo Federal -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Lideranças cobram novas pautas municipalistas por parte do Governo Federal e consolidam representatividade para qualificar os serviços públicos

Os prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) participam da 23ª Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios. O tesoureiro e prefeito de Arapoti, Irani Barros, e os prefeitos de Ventania, José Luiz Bittencourt, e de Jaguariaíva, Alcione Lemos, estão representando a região na capital. No primeiro dia de evento, realizado na terça-feira (26), o presidente da República, Jair Bolsonaro, fez a abertura. “Passa por nossas mãos não o futuro dos municípios apenas, mas o desta grande nação, Brasil. Se para a prefeitura não é fácil, imagine para a presidência da República. Nós pedimos sabedoria, força para resistir e coragem para decidir”, disse.

Outros temas importantes e municipalistas também já foram abordados. “Participamos de uma pauta bem interessante. Uma cobrança forte do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (Paulo Ziulkoski), dos presidente da Câmara (Arthur Lira) e Senado (Rodrigo Pacheco) em defesa dos municípios”, contou o tesoureiro da AMCG. Além disso, Barros destacou que os presentes enalteceram tudo o que já foi conseguido nesses anos todos de Marcha. “É um evento muito significativo”, avalia.

Para o presidente da AMCG, o prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, a participação dos prefeitos do Estado e principalmente da região dos Campos Gerais é importantíssima. “Eles têm a oportunidade de levar as nossas demandas e anseios a toda a cúpula do Governo Federal”, avalia. Conforme o presidente, os municípios só têm a ganhar com essa representatividade. “Assim conseguimos trabalhar em conjunto para melhorar as nossas cidades e a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população”, destaca.

O prefeito de Ventania ressaltou alguns dos debates do primeiro dia de Marcha, como o Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb), e o piso da Saúde, dos enfermeiros. “Vamos conversar sobre os recursos das prefeituras para arcar com os novos pisos salariais”, explicou Bittencourt.

Paraná deve receber R$ 927 milhões

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou, durante a Marcha a Brasília, a estimativa do repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de julho, de setembro e de dezembro de 2022. No caso do Paraná, a estimativa é que os 399 municípios recebam R$ 927,84 milhões de repasses extras do FPM neste ano O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, disse que esta conquista só será possível por causa das lutas travadas pelas organizações municipalistas.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE