Castro anuncia construção de espaço para tratamento infantil | aRede
PUBLICIDADE

Castro anuncia construção de espaço para tratamento infantil

Prefeito Moacyr Fadel confirma que a nova unidade será construída no terreno onde atualmente está localizada a Cadeia Pública

Prefeito Moacyr Fadel confirma que a nova unidade será construída no terreno onde atualmente está localizada a Cadeia Pública
Prefeito Moacyr Fadel confirma que a nova unidade será construída no terreno onde atualmente está localizada a Cadeia Pública -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Prefeito Moacyr Fadel confirma que a nova unidade será construída no terreno onde atualmente está localizada a Cadeia Pública

O prefeito de Castro, Moacyr Fadel (Patriota), anunciou na última semana o novo projeto que será implementado no terreno da Cadeia Pública do município. A carceragem será desativada a partir do mês de maio deste ano e os detentos serão transferidos para Ponta Grossa. Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã e Portal aRede nesta terça-feira (8), o gestor confirmou a construção de um espaço voltado para o tratamento de doenças neurológicas infantis.

Segundo o prefeito, o local contará com psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, Psicopedagogos e outros profissionais vinculados à modalidade de atendimento. “Serão realizadas avaliações e tratamentos com objetivo único e exclusivo de desenvolvimento psicomotor, fala, e inclusão social. Já estamos realizando um estudo preliminar para viabilizar o projeto”, apontou Fadel. O novo prédio terá como foco a prestação de serviços para autistas, crianças com síndromes de down, paralisia cerebral entre outras condições semelhantes. 

Para iniciar a construção, a prefeitura deverá buscar parcerias junto às esferas estadual e federal. “O município tem grandes parceiros atualmente. Caso seja identificada alguma dificuldade, Castro tem condições de efetivar o projeto com recursos próprios. Bastaria o Estado devolver o terreno para a prefeitura”, ressaltou o chefe do Executivo. Até o momento, não há uma projeção do investimento que será aplicado na obra.

O fechamento da Cadeia Pública de Castro foi anunciado ainda no mês de janeiro, durante uma reunião entre os prefeitos que compõem a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e o secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares. Os presos serão transferidos para a nova cadeia que será inaugurada em Ponta Grossa no dia 8 de abril. 

Moacyr destacou, na data do anúncio, que a retirada da carceragem da área central  de Castro é uma reivindicação antiga da população. “É uma grande notícia para o povo de Castro. Após muitos anos, vamos tirar a carceragem da região central da cidade”, destacou o gestor, que também agradeceu o apoio do Governo do Estado pelo apoio durante a condução deste processo. Ele também relembrou que a Cadeia Pública já havia se tornado um problema crônico para o poder público por conta das rebeliões entre detentos e da ausência de uma estrutura adequada.

Município deve se tornar referência para a região

A partir da conclusão da nova unidade de tratamento, o prefeito Moacyr Fadel acredita que Castro deverá se tornar referência nesta modalidade. “Uma vez que o município consiga esse espaço, penso que é um projeto de extrema importância devido ao aumento de crianças com problemas neurológicos”, explicou. De acordo com ele, o local trará uma variedade de estímulos para auxiliar o desenvolvimento motor e cognitivo dessas crianças. “Acredito que Castro se tornará referência, pois além de ser um espaço destinado a esse público, priorizará o respeito, a dignidade, o acolhimento e a inclusão social”, disse.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right