Carambeí inicia o ano letivo em formato 100% presencial | aRede
PUBLICIDADE

Carambeí inicia o ano letivo em formato 100% presencial

Retorno das aulas na rede municipal mobilizou mais de 2,6 mil estudantes

Retorno das aulas na rede municipal mobilizou mais de 2,6 mil estudantes
Retorno das aulas na rede municipal mobilizou mais de 2,6 mil estudantes -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Retorno das aulas na rede municipal mobilizou mais de 2,6 mil estudantes

As aulas na rede municipal de ensino de Carambeí retornaram nesta segunda-feira (7), em formato presencial. De acordo com a secretaria de Educação e Cultura (SMEC), o início do ano letivo mobilizou 1,7 mil estudantes do ensino fundamental, 981 da educação infantil e 270 professores. Após quase dois anos atuando nas modalidades remota e híbrida, todas as escolas e CMEIs já estão recebendo alunos. O processo de retomada começou ainda na última semana, com o planejamento feito pelos professores.

A secretária municipal Kátia Harms explica que a decisão do retorno 100% presencial foi tomada dentro pelo 'Comitê de Voltas às Aulas', composto por representantes da saúde e vigilância sanitária, e de diversos segmentos voltados aos interesses das crianças e adolescentes e área da educação; que definiu ainda os protocolos sanitários a serem adotados nas unidades de ensino. “O retorno presencial é fundamental para a retomada da aprendizagem dos alunos, a interação professor e aluno é insubstituível para o aprendizado”, reforça a secretária.

De acordo com ela, os estudantes precisam reconstruir os vínculos com a escola. “Estamos num momento importante de retomada e recuperação de conteúdo. É pensando no direito de todos à educação, que definimos por esse retorno”, ressalta a secretária. A gestão municipal reforça que as instituições escolares estão preparadas para receber os alunos dentro das medidas sanitárias para o enfrentamento da pandemia, com o uso do álcool em gel, tapetes sanitizantes, práticas de distanciamento entre os alunos, cuidados com a higienização das instalações das instituições escolares, protocolos de higiene no manuseio e distribuição da merenda escolar, bem como material didático, entre outras medidas.

Para casos comprovados de alunos ou funcionários positivados, o ‘Comitê de Volta às Aulas’ já elaborou um protocolo que foi repassado aos gestores escolares. “Reforçando que a equipe diretiva das instituições escolares têm orientação para monitorar os casos suspeitos e fazer os devidos encaminhamentos”, destacou Kátia. O transporte escolar foi organizado dentro dos protocolos de biossegurança.

Prefeita ressalta importância da vacinação

A prefeita Elisangela Pedroso afirma que boa parte dos professores estão vacinados com as duas doses de vacina contra a Covid-19 e o município já iniciou a vacinação pediátrica. “A população de modo geral, cerca de 90%, está imunizada. Agora começamos a vacinação de crianças até 11 anos. Tomaremos todos os cuidados individuais para garantir um retorno seguro de nossas crianças, professores e funcionários da rede municipal de ensino. O aluno precisa retornar o quanto antes esse vínculo com professores e a sala de aula”, pontou.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right