CimSaúde anuncia retomada de consultas eletivas na região
Atendimentos retornam nesta terça-feira (1º), em 19 municípios consorciados
Publicado: 31/01/2022, 14:24

Atendimentos retornam nesta terça-feira (1º), em 19 municípios consorciados
O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) retoma nesta terça-feira (1º) o atendimento das consultas eletivas para pacientes de 19 municípios incluídos no convênio. Além do atendimento na sede do consórcio, em Ponta Grossa, as consultas podem ser realizadas diretamente junto aos prestadores de serviços.
Neste mês de fevereiro, nove especialidades serão contempladas junto à sede. Entre elas estão: Endocrinologia; oftalmologia; ginecologia; neurologia; otorrinolaringologia; psiquiatria; ortopedia; e ortopedia pediátrica, além do atendimento em fonoaudiologia terão atendimento. A realização de exames de ultrassom também está disponível. A diretora responsável pelo consórcio, Pâmella Costa, destacou o planejamento da gestão para a sequência deste ano. “Em 2022, o CimSaúde teve ainda a ampliação da oferta de médicos neurologistas”, antecipou. Ela também ressaltou a ampliação em dez vezes no número de consultas em oferta, comparadas com o mês anterior.
Para atender a totalidade da atenção especializada, o Consórcio procura ainda novos prestadores. “Nosso edital de credenciamento permanece aberto durante o decorrer do ano”, explicou Pâmella. Para fazer uso das consultas e exames nas mais diversas especialidades, os municípios consorciados realizam aporte mensal per capta ao CimSaúde. “O Consórcio contribui muito para as cidades dos Campos Gerais. A população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com serviços especializados por meio do Consórcio de Saúde”, esclarece a diretora.
Um dos municípios da região que está incluído no CimSaúde é Ipiranga. A demanda por especialidades na cidade fez com que a prefeitura aumentasse o aporte de recursos destinado ao consórcio. “Foi decidida pela ampliação do repasse ao Cimsaúde, para que Ipiranga possa ofertar um número maior de consultas e exames aos usuários do SUS municipal”, explicou Pâmella.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a maior demanda por especialidades em Ipiranga no momento está nas áreas da ortopedia e oftalmologia. Também há filas para consultas em ginecologia, pneumologia, psiquiatria, dermatologia, neurologia e reumatologia. “A ideia é que com o aporte consigamos diminuir, e até zerar as filas”, destalhou a responsável pela pasta, Elizete Gobel.
Ipiranga é pioneira em projeto de ampliação
De acordo com o prefeito Douglas Modesto (PSB), Ipiranga será pioneiro nesse projeto de ampliação junto ao CimSaúde. “Ipiranga apresentou projeto ao consórcio com o objetivo de verificar a viabilidade do processo”, contou. Conforme o gestor, o serviço tem sido muito importante, já que auxilia o município na busca de bons profissionais a um custo inferior ao praticado na iniciativa privada. “Estamos ampliando a parceria e o próximo passo é buscar dentro da legislação a viabilidade de atendimento pelos especialistas no município”, antecipou.