Municípios da região buscam entrada no mapa turístico nacional | aRede
PUBLICIDADE

Municípios da região buscam entrada no mapa turístico nacional

Adetur Campos Gerais orienta e auxilia as prefeituras no processo de inclusão

Adetur Campos Gerais orienta e auxilia as prefeituras no processo de inclusão
Adetur Campos Gerais orienta e auxilia as prefeituras no processo de inclusão -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Adetur Campos Gerais orienta e auxilia as prefeituras no processo de inclusão

Os municípios dos Campos Gerais poderão pleitear sua permanência ou inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, principal instrumento que orienta a atuação do Ministério do Turismo e do Governo do Estado no desenvolvimento das políticas públicas do setor.  Para fazer parte são exigidos critérios, como possuir órgão e conselho municipal de turismo atuante e ser integrante de uma região turística. O prazo para envio da documentação comprobatória à instância de governança regional de turismo é de 14 de janeiro a 10 de fevereiro de 2022.

Além dos critérios estipulados pela Portaria Federal, a Paraná Turismo, estabeleceu como exigência complementar, a necessidade de vinculação formal às organizações credenciadas como Instâncias de Governanças Regionais - IGRs, sendo a Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais a IGR da região.

Wagnilda Minasi, presidente da Adetur Campos Gerais entende que cada município tem suas prioridades e seu momento. “É importante que os gestores municipais que acreditam e que querem investir no desenvolvimento do turismo incluam suas cidades no Mapa do Turismo Brasileiro para que estas possam ser contempladas por políticas públicas e programas federais e estaduais além de poderem participar de ações regionais de fomento a atividade”, afirma.

Uma das cidades da região que pretende pleitear uma vaga no mapa nacional é Porto Amazonas. Desde o início de 2021, as equipes da prefeitura realizaram uma série de procedimentos para adequar a gestão do setor, como explica a  diretora da divisão de Turismo, Silvia Bini Kampa. “Nós já estamos com toda a documentação pronta para solicitar a entrada. Ainda no ano passado, formalizamos a criação do conselho municipal e mapeamos todo o potencial existente em Porto Amazonas”, destacou. De acordo com Silvia, houve uma mobilização popular significativa por meio da realização de novas parcerias, palestras e oficinas junto às pessoas e empresas ligadas ao setor.

A Adetur Campos Gerais orienta e auxilia as prefeituras da região no processo de inclusão dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro. Informações e orientações podem ser obtidas pelo telefone (42) 99103-1399 ou pelo e-mail [email protected]. O novo Mapa será divulgado em 16 de março. Após essa data, a inclusão dos municípios seguirá outro cronograma.

Circuito Gastronômico é destaque estadual

O Circuito Gastronômico dos Campos Gerais foi indicado para concorrer ao Top Tur - Prêmio Panorama do Turismo 2021, na categoria ‘Iniciativa do Ano’. O prêmio é uma iniciativa que foi idealizada com o objetivo de identificar e valorizar os destaques da cadeia produtiva do setor. Com sua abrangência e características, é a principal premiação no contexto do Paraná. A escolha dos agraciados de cada ano envolve ampla consulta às entidades de classe e governanças regionais do segmento e, numa segunda etapa, votação pública pela internet. O processo de escolha ocorrerá entre os dias 12 de janeiro e 12 de março. Mais informações sobre o concurso estão disponíveis no site oficial do ‘Panorama do Turismo’.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE