Jorge Derbli detalha novo programa habitacional em Irati | aRede
PUBLICIDADE

Jorge Derbli detalha novo programa habitacional em Irati

Iniciativa pretende oferecer residências de qualidade para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade

Iniciativa pretende oferecer residências de qualidade para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade
Iniciativa pretende oferecer residências de qualidade para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Iniciativa pretende oferecer residências de qualidade para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade

O prefeito de Irati, Jorge Derbli (PSDB) anunciou, nesta segunda-feira (19), a criação do programa habitacional ‘Nossa Casa’ (Prohabi). O projeto, já foi aprovado pela câmara de vereadores, foi criado com o objetivo de proporcionar moradias para as pessoas em situação de vulnerabilidade.

De acordo com o chefe do Executivo, a inciativa deverá ter início em agosto deste ano. As primeiras casas serão construídas em um terreno adquirido pela prefeitura no conjunto Joaquim Zerpelon. “Em cada terreno que a prefeitura possui, pretendemos construir uma residência para dar apoio a nossa população”, disse Derbli em vídeo divulgado nas redes sociais.

“Depois dessa pandemia, precisamos olhar mais para essas pessoas que estão passando por dificuldades financeiras”, ressalta o prefeito. Nestes primeiros meses, as casas serão erguidas com recursos próprios do município. Posteriormente, a administração pretende buscar suporte junto ao Estado a partir da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). 

“Contamos com o apoio do governador Ratinho Junior para realizar convênios que auxiliem nessas obras. A expectativa é uma ajuda de custo avaliada em 50%”, detalha Jorge Derbli, que também afirmou a intenção de recorrer ao Governo Federal. As novas residências estão avaliadas em torno de R$ 30 e R$ 40 mil reais.

Segundo o prefeito, a intenção do projeto não é fazer um grande conjunto habitacional, mas sim construir moradias em espaços pontuais, a fim de atender apenas a demanda necessárias. Com o Prohabi, a gestão municipal também busca reduzir o número de ocupações irregulares. O programa foi  aprovado pela câmara de vereadores neste mês de julho. “É triste ver famílias passando necessidade sem ter onde morar. Torcemos para que todos tenham acesso à moradia”, disse o líder do governo na Casa de Leis, Nei Cabral.

Suporte da Casa de Leis foi fundamental para implementação

O Projeto de Lei que institui a criação do Prohabi teve um alto índice de adesão por parte dos parlamentares de Irati, que já aprovaram a iniciativa. A Vereadora Vera Maria Gabardo enalteceu a matéria. “Muitas pessoas estão desempregadas e são justamente estas que serão beneficiadas com este projeto. Precisamos reconstruir a dignidade das famílias”, explica. O presidente da câmara, Helio de Mello, ressaltou a importância social do projeto. “Emociona falar da dignidade da pessoa de ter um teto, de estar na rua e ter para onde voltar com segurança”, disse.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE