Jaguariaíva elabora ordenação do Parque do Vale do Codó | aRede
PUBLICIDADE

Jaguariaíva elabora ordenação do Parque do Vale do Codó

Equipe do IAT esteve no município para projetar a composição do futuro plano de manejo do Parque

Equipe do IAT esteve no município para projetar a composição do futuro plano de manejo do Parque
Equipe do IAT esteve no município para projetar a composição do futuro plano de manejo do Parque -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Equipe do IAT esteve no município para projetar a composição do futuro plano de manejo do Parque

A administração municipal de Jaguariaíva não tem poupado esforços para estruturar o turismo local. Na última semana, a Secretária Municipal do Turismo e Meio Ambiente (Setma), Sandra Negrini, e o diretor de Meio Ambiente, Leonardo Von Linsingen, acompanharam a visita técnica da equipe do Instituto Água e Terra (IAT). Na ocasião, a entidade foi representada pelo diretor de Patrimônio Natural, Rafael Andreguetto, e pela gerente de Áreas Protegidas, Letícia Salomão.

A equipe do IAT visitou os parques estaduais Vale do Codó e Cerrado, que já possuem regulamentação e uma estrutura organizada para receber visitantes. O monitoramento foi realizado com o objetivo analisar as necessidades da composição do futuro Plano de Manejo do Parque Estadual do Vale do Codó. Este é mais um passo para o trabalho de ordenação do turismo nestes espaços, que vem sendo promovido e pensado através de uma parceria entre Governo do Estado, Prefeitura Municipal e iniciativa privada, representada nesta ocasião pelo presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Carlos Ornellas.

A secretária Sandra Negrini afirma que o fato de o município estar amparado pelas políticas estaduais aumenta as possibilidades para a exploração ordenada do Turismo. “Essa parceria é de grande importância para avaliar a possibilidade de expansão das atividades turísticas que possam ser desenvolvidas no local. Atrações como rappel, tirolesa, arborismo, observação de aves e possibilidade de piscinas naturais do Rio Santo Antônio foram algumas das pautas da visita técnica com o IAT”, pontuou.

Todas as ações da Setma têm sido acompanhadas pela prefeita Alcione Lemos (DEM0. O planejamento do governo da atual gestão prioriza a regulamentação do turismo no município.  “Temos uma equipe extremamente competente à frente da pasta de Turismo e Meio Ambiente e essa aproximação e participação dos órgãos estaduais é muito importante para desenvolvermos ferramentas que norteiam um plano de turismo eficiente, que seja assistido pelo Governo do Estado, afinal, os parques são estaduais e a responsabilidade sobre estes espaços cabe aos dois poderes”, afirmou a chefe do Executivo.

Parque é um dos principais atrativos da cidade

O espaço do Vale do Codó é um dos Parques Estaduais mais novos do Paraná, sendo criado em 2007. Com extensão de aproximadamente 9 km, um paredão de pedras com cerca de 20 metros de altura e as águas do Rio Jaguariaíva, o parque é um dos principais atrativos naturais de Jaguariaíva. O vale é margeado por uma mata virgem e espessa que abriga várias espécies de animais. A riqueza de recursos hídricos e acidentes geográficos no local é uma das apostas da gestão para fomentar o turismo na cidade.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE