Irati avança para adquirir novas vacinas contra a covid-19 | aRede
PUBLICIDADE

Irati avança para adquirir novas vacinas contra a covid-19

Município possui reserva financeira para adquirir novas doses do imunizante

Município possui reserva financeira para adquirir novas doses do imunizante
Município possui reserva financeira para adquirir novas doses do imunizante -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Município possui reserva financeira para adquirir novas doses do imunizante

O Município de Irati avançou dentro do Consórcio Público instituído pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), para aquisição de vacinas para o enfrentamento à pandemia da covid-19. O Secretário de Planejamento e Coordenação de Irati, João Antônio Almeida Junior, informa que “o Município possui reserva financeira suficiente para comprar o número de doses que forem disponibilizadas pelo referido consórcio”.

Com a aprovação unânime da lei 4879/2021 pela Câmara de Irati, no mês passado, o Poder Executivo Municipal ganhou mais ferramentas para enfrentar o Coronavírus, pois através deste consórcio liderado pela FNP, as cidades ganham segurança jurídica e escala para negociar preços e prazos na aquisição de vacinas, medicamentos, equipamentos e outros insumos. Irati foi um dos primeiros municípios do Paraná a assinar o Protocolo de Intenções para ingressar no Consórcio Nacional articulado pela FNP. Na região da Amcespar, todos os municípios integrantes aderiram ao consórcio. Até o momento, 2.599 municípios brasileiros já se filiaram, e Irati entrou entre os 1.000 primeiros.

Ação visa adiantar vacinação entre 30 e 60 dias

Para o secretário, a mobilização da FNP, “não é para atravessar o Governo Federal e Estados, mas tentar adiantar a vacinação no Brasil entre 30 e 60 dias”. Ele explica que a vacinação do grupo prioritário, pelo calendário nacional, vai até 30 de agosto, com 80 milhões de doses. “Se o consórcio tiver êxito nesta aquisição, adiantaria expressivamente todo o calendário de vacinação”, detalha. Outra vantagem do consórcio, apontada pelo secretário de Planejamento é que “não ocorreria discrepância na compra de vacinas entre os municípios grandes e pequenos. Neste panorama, Irati terá o mesmo poder de compra que Curitiba, por exemplo”.

O Consórcio Público da FNP dá sequência às reuniões com os governos e laboratórios do mundo inteiro, mas o processo tem sido ponderado, em razão do volume de vacinas a serem adquiridas. Mesmo com contato com laboratórios chineses e indianos, a negociação com a vacina russa Sputnik está mais adiantada pelo consórcio, para compra de 30 milhões de doses, a serem rateadas de forma proporcional ao número de habitantes dos municípios filiados.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE