40% das empresas do setor gastronômico podem fechar | aRede
PUBLICIDADE

40% das empresas do setor gastronômico podem fechar

Presidente do núcleo regional da Abrasel diz que, com as portas fechadas, muitos empresários não suportarão mais uma semana

Empresas do segmento gastronômico estão entre as mais impactadas pela pandemia
Empresas do segmento gastronômico estão entre as mais impactadas pela pandemia -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Presidente do núcleo regional da Abrasel diz que, com as portas fechadas, muitos empresários não suportarão mais uma semana

A crise econômica trazida pelo coronavírus, que obrigou o poder público a adotar medidas restritivas, as quais resultaram no fechamento ou restrições a diversos estabelecimentos comerciais, impactou de forma mais agressiva ao setor gastronômico e turismo. Um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), estima que no Paraná, 40% das empresas do setor gastronômico não irão resistir ao momento e fechar as portas até o momento de retomada econômica.

O percentual foi revelado presidente do núcleo regional da Abrasel (Campos Gerais), Ubiratan Sena, que concedeu uma entrevista ao vivo ao Portal aRede na tarde desta quarta-feira (24), o qual revelou à repórter Cíntia Capri que esse número, do fechamento definitivo de 40% das empresas do setor, pode sim ser trazido para o município. “Em São Paulo já fechou 60%. E esses 40% pode ser transferido para Ponta Grossa com certeza. Hoje temos casos, no geral, de empresários que não vão suportar mais uma semana”, informou.

De acordo com Sena, o setor trabalhou pouco no decorrer desse mês. E desde março do ano passado, as vendas também foram mais baixas do que a média. “Nós não faturamos, mas temos folha de pagamento para pagar, aluguel para pagar, tributos. Enfim, todo custo fixo de uma empresa precisa ser pago e isso não está sendo negociado. Nosso prejuízo nesse período da pandemia foi muito grande”, reforçou o empresário e líder regional da associação.

Diante de todo esse cenário, a Abrasel está apoiando a manifestação, marcada para esta sexta-feira, em Ponta Grossa, para a abertura do comércio, e também está alinhando uma reunião com o secretário municipal da Fazenda, para dialogar na busca de alterativas de auxílio ao setor. “Vamos discutir como o secretário da prefeitura para estudar a possibilidade de tentar prorrogações de ISS, de IPTU, maneiras de ajudar o segmento a se recuperar (...). A partir dessa semana, vamos fazer um contato mais direto, para tentar sensibilizar sobre a necessidade que precisamos voltar a trabalhar urgente. Nós não podemos, de maneira nenhuma, permanecer fechados, sob o risco de uma avalanche de demissões e um fechamento sistemático de vários estabelecemos”, destacou.

Linha de crédito garante juro reduzido para empreendedores

A Fomento Paraná liberou uma nova linha de crédito pelo programa Paraná Recupera, uma linha de crédito especial para apoiar empreendimentos informais, MEI, micro e pequenas empresas em razão dos efeitos da pandemia da covid-19 na economia local. A Sala do Empreendedor já está operando essa nova linha e vem realizando atendimento online para orientar pequenos empresários. Conforme o tempo de atividade, o limite de crédito é de até R$ 5 mil. Pelo Paraná Recupera, a taxa de juros está fixada em 0,36% ao mês, podendo ser paga em 24 parcelas, com mais 12 meses de carência.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right