Carambeí busca reestruturar atendimento em saúde | aRede
PUBLICIDADE

Carambeí busca reestruturar atendimento em saúde

Mudanças devem trazer benefícios para pacientes e funcionários. As equipes da Atenção Primária vão passar por capacitação

Mudanças devem trazer benefícios para pacientes e funcionários. As equipes da Atenção Primária vão passar por capacitação
Mudanças devem trazer benefícios para pacientes e funcionários. As equipes da Atenção Primária vão passar por capacitação -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Mudanças devem trazer benefícios para pacientes e funcionários. As equipes da Atenção Primária vão passar por capacitação

A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, e a Secretaria Municipal de Saúde, receberam, nesta segunda-feira (15), o chefe da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, Robson Xavier. Na ocasião, foram debatidos assuntos relacionados à reestruturação da área responsável pela saúde do município, bem como a qualificação e expansão da atenção primaria.

A prefeita explicou as mudanças que estão em implementação para a melhora nos serviços e atendimento aos usuários. Ela citou o recadastramento, que será realizado por área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde, com o objetivo de organizar atendimentos e serviços prestados aos usuários.

Outra questão abordada durante o encontro diz respeito à qualificação das equipes de atenção primária à saúde, que receberão capacitação. “A atenção primária é o primeiro atendimento que o paciente recebe. É onde ele terá orientação dos serviços nas redes de saúde dos mais simples aos mais complexos”, ressalta a gestora.

“As equipes necessitam de preparação para possibilitar o melhor atendimento possível que vai de orientações sobre prevenção de doenças, consultas médicas até o direcionando dos casos mais graves para atendimento especializado”, declara.

O chefe da 3ª Regional de Saúde/Ponta Grossa, Robson Xavier, comenta que o município conta com apoio técnico tanto da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) como da própria regional e que nesse momento da pandemia, os esforços estão concentrados para manejo de pacientes, exames mais rápido, orientações a Vigilância Sanitária e permanente monitoramento para as equipes poderem obter melhores resultados.

Ele conta que exames, consultas especializadas em unidades hospitalares e procedimentos cirúrgicos estão em processo de retomada. “O cancelamento de serviços agendados foi necessário em algumas unidades hospitalares para diminuição de contágio de pacientes e profissionais da saúde. Agora estamos organizando os atendimentos, somente o Hospital Regional ainda não recebe pacientes, esta unidade é exclusiva para Covid-19”, explica Robson Xavier.

Serviços devem ser retomados

Durante a reunião, o chefe da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier, destacou que, diante desse cenário com a vacinação contra o Covid-19 em curso, os serviços gradativamente serão retomados, auxiliando diretamente os usuários das secretarias municipais de saúde. No fim do mês de janeiro deste ano, a prefeitura de Carambeí efetuou algumas mudanças no processo de atendimento de pacientes infectados pela Covd-19. As alterações estruturais e logísticas fizeram com que os pacientes tivessem condições de permanecer mais tempo no Centro Municipal de Saúde para receber atendimento.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE