Projeto quer retomar turismo religioso nos Campos Gerais | aRede
PUBLICIDADE

Projeto quer retomar turismo religioso nos Campos Gerais

Técnicos do governo estadual visitaram a Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz em Irati

Em 2018, a Diocese passou a administrar atividades pastorais no monumento a Nossa Senhora das Graças
Em 2018, a Diocese passou a administrar atividades pastorais no monumento a Nossa Senhora das Graças -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Técnicos do governo estadual visitaram a Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz em Irati

Técnicos do setor de Comunicação do governo estadual estiveram em Irati, nesta sexta-feira (12) onde visitaram a Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz, a Paróquia Imaculado Coração de Maria/Rito Ucraíno Católico e o monumento de Nossa Senhora das Graças, que é administrado pastoralmente pela Paróquia São Miguel. A equipe esteve também na área rural do município, na Colônia de Equilíbrio Inácio de Loyola. A visita faz parte da campanha de retomada da atividade no Paraná, estruturada pelo Secretaria de Comunicação do Estado.

“O projeto prevê a retomada do Turismo, que com a pandemia ficou suspenso por um bom tempo. Nossa região tem o maior foco no Turismo Religioso de todo o estado em função da grande religiosidade regional, certamente esta realidade tem a ver com as etnias que aqui chegaram. Ano passado participei do Fórum Paranaense de Turismo Religioso, onde apresentei as igrejas e o local da Santa Nossa Senhora das Graças em Irati”, comenta a turismóloga e presidente da Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro Sul do Estado do Paraná, Estela Mara Rosa, que intermediou a visita.

Para o vigário da Paróquia Nossa Senhora da Luz e assessor paroquial da Pastoral da Comunicação, padre Alexandre Spena Regueira, resgatar a história de um provo e a sua cultura não tem como não passar pelo aspecto religioso.  “O aspecto religioso durante muito tempo determinou a caminhada das cidades. Não tem como desvincular um Turismo Cultural do conhecimento de uma região, se você não perpassar pela história e, dentro dessa história, o religioso é de grande importância. Principalmente porque as igrejas eram construídas em primeiro lugar e em torno dela é que surgiam as comunidades. E aqui, para nós, a fé se tem como pertença, como identidade e, sobretudo, como unidade da diversidade de culturas”, explica padre Alexandre.

A terceira fase da campanha de retomada da atividade no Paraná estruturada pelo Governo do Estado terá início em março com duração até agosto. O foco são viagens de curta distância, feitas de carro e dentro do grupo familiar. Até agora foram mapeados 12 mercados emissores (de onde partem os turistas) dentro do Estado.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE