Tibagi escolherá entre Rildo, Butina e Machado para a Prefeitura | aRede
PUBLICIDADE

Tibagi escolherá entre Rildo, Butina e Machado para a Prefeitura

Decisão neste domingo (15) ficará por conta dos 14.132 eleitores do município

Rildo tenta reeleição e terá dois conhecidos na disputa
Rildo tenta reeleição e terá dois conhecidos na disputa -

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Decisão neste domingo (15) ficará por conta dos 14.132 eleitores do município

Conhecida pela força no turismo e pela produção do campo, a cidade de Tibagi terá três grupos políticos na disputa pela Prefeitura Municipal. Em 2020, diferentes grupos políticos irão participar do pleito na disputa pelo comando do município, um dos mais importantes da região dos Campos Gerais. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 14.132 eleitores estão aptos a escolherem prefeito, vice e vereadores.

O principal grupo na disputa é liderado por Rildo Leonardi (MDB), atual prefeito da cidade. Rildo venceu a disputa interna com o ex-prefeito, Sinval Silva, e terá como vice Helynez Taques Santos Ribas (PDT). A coligação de Rildo e Helynez conta com o MDB, PDT, PSB e DEM - o grupo buscará garantir a continuidade da gestão de Rildo que foi iniciada em 2016, quando o hoje prefeito foi eleito para o primeiro mandato.

Na oposição figuram dois grupos. O primeiro deles é liderado por Artur Ricardo Nolte, conhecido como o Butina, filiado ao PSC - Butina foi vice-prefeito durante a gestão de Ângela Mercer de Mello, entre 2013 a 2016. Em 2020, Butina lidera a coligação que conta com o PSC, PSL, PSD, PTB e PROS - o posto de vice na chapa liderada por Butina é ocupado por Jorge Cardoso do PTB.

Por fim, o PRTB lançou chapa pura na disputa pela Prefeitura de Tibagi neste ano. O agricultor Pedro Machado tenta novamente se eleger prefeito (ele já foi candidato ao cargo em 2016 pelo PPS) e neste ano tem como vice um colega de partido, José Hamilton Taques. A chapa do PRTB buscará representar uma alternativa entre as candidaturas de Rildo e Butina.

Por sua vez, Rildo representa a continuidade do atual governo - a gestão do medebista buscou proximidade com o Governo Estadual e com deputados federais para garantir recursos à região. Por sua vez, Butina defende avanços e o modo de trabalho da gestão que integrou e que era liderada por Angela. Tendo como terceira via o projeto representado pelo PRTB.

Candidatos concorrem a nove cadeiras da Câmara

Além do cargo de prefeito e vice, os tibagianos vão às urnas no próximo dia 15 para eleger nove vereadores. Ao contrário das cidades maiores, em Tibagi os eleitos tendem a ter votações menores, mais condizentes com o tamanho total do eleitorado. Em 2016, por exemplo, o vereador eleito mais votado somou pouco mais de 620 votos, enquanto o último parlamentar a garantir uma vaga na Câmara da cidade recebeu 359 votos no pleito. Com poucos eleitores adicionais em relação há quatro anos atrás, é provável que a média se mantenha.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE