MPPR denuncia homem que fez ofensas homofóbicas à irmã | aRede
PUBLICIDADE

MPPR denuncia homem que fez ofensas homofóbicas à irmã

Poder Judiciário de Telêmaco Borba acatou denúncia apresentada pelo Ministério Público; pena para o crime varia de um a três anos de prisão e multa

Autor descumpriu medida protetiva e ofendeu a própria irmã devido a sua orientação sexual
Autor descumpriu medida protetiva e ofendeu a própria irmã devido a sua orientação sexual -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Poder Judiciário de Telêmaco Borba acatou denúncia apresentada pelo Ministério Público; pena para o crime varia de um a três anos de prisão e multa

O Juízo da Vara Criminal de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, recebeu denúncia apresentada pelo Ministério Público do Paraná contra um homem de 54 anos por diversos crimes contra a própria irmã – entre eles, o crime de homofobia (injúria homofóbica). Conforme a denúncia, o homem descumpriu medida de proteção que proibia que ele se aproximasse da irmã, proferiu ameaças contra ela e a perseguiu e ofendeu diversas vezes, especialmente em função de sua orientação sexual.

A denúncia por homofobia tornou-se possível recentemente, a partir de interpretação da Ação Direta de Inconstitucionalidade 26-DF, em que o Supremo Tribunal Federal entendeu pela possibilidade de tipificação do delito de racismo (previsto na Lei 7.716/1989) por razões de homofobia ou transfobia.

Como consequências de a injúria homofóbica ser enquadrada como de cunho racista, a pena em caso de condenação é elevada para um a três anos de reclusão e multa. Além disso, a ação penal pode ser proposta diretamente pelo Ministério Público, desde que com representação da vítima (ação penal pública condicionada).

Informações assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE