AMCG lança campanha de incentivo ao comércio local | aRede
PUBLICIDADE

AMCG lança campanha de incentivo ao comércio local

Campanha ‘Compre Daqui’ busca fomentar comércio das cidades para ajudar empresas e trabalhadores

Sloboda explica que projeto quer auxiliar micro e pequenas empresas durante a crise
Sloboda explica que projeto quer auxiliar micro e pequenas empresas durante a crise -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Campanha ‘Compre Daqui’ busca fomentar comércio das cidades para ajudar empresas e trabalhadores

Um dos grandes efeitos causados pela pandemia do coronavírus em todo o mundo está na redução da atividade econômica. Empresas fechando, profissionais perdendo seus empregos, municípios com queda na arrecadação. Um ciclo vicioso que ainda não tem data para encerrar, já que o vírus continua circulando, e a vacina não conta com data certa para chegar a toda população. Para amenizar os efeitos dessa crise, a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) lança a campanha ‘Compre Daqui’, com objetivo de incentivar a população a realizar compras locais.

“Sabemos que neste período o mundo todo está preferindo pela realização das compras online. Mas queremos incentivar inclusive que essas compras, mesmo que no mundo virtual, sejam realizadas localmente”, explica o presidente da AMCG, prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda.

Comércio de bairros, artesanatos, agricultura familiar, gastronomia local. Setores que há meses lutam por sobrevivência diária. É nesses setores que a campanha proposta pela AMCG tem seu foco. “Os pequenos é que movem a economia dos municípios. Na grande maioria das vezes, MEI’s, microempresas e empresas de médio porte representam mais de 90% dos negócios locais”, aponta Sloboda, destacando que ao incentivar as compras locais é formada uma rede, que ajuda a multiplicar a renda e o emprego da população, fazendo assim a economia girar.

Dados divulgados pelo Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Nerepp /UEPG) após pesquisa feita no município de Ponta Grossa, mostram que a maioria das empresas (MEI’s, micro e pequenas) tiveram 80% ou mais na queda de seu faturamento durante este período de pandemia. “Estes foram os estabelecimentos que mais sofreram com as restrições do distanciamento social em Ponta Grossa”, aponta o estudo. Por este motivo é que a campanha “Compre Daqui” será amplamente divulgada entre os pequenos, mas de toda a região dos Campos Gerais. “Um olhar especial deve ser dado para aqueles estabelecimentos menores, tendo em vista que, quanto menor é o porte dessas empresas mais frágil estão em frente a crise do distanciamento social”, explica a economista do Nerep, Augusta Pelinski Raiher.

A campanha “Campos Gerais: Compre Daqui” conta com o apoio do Sebrae para a sua realização. “Iniciamos a discussão de ações deste tipo nos Comitês Territoriais dos Campos Gerais e Vale do Tibagi, composto por diversas entidades que buscam pelo mesmo objetivo: o desenvolvimento regional”, conta a diretora da AMCG, Katiane Pires.

Municípios também têm campanhas de apoio ao comércio

Alguns municípios da região já deram início a campanhas para valorização do comércio local. Em Ponta Grossa, o Fortalece PG foi lançado no último mês, e vem surtindo efeito positivo. “O comércio parou para salvar vidas, agora é a sua vez de salvar o comércio”, com esse slogan a Prefeitura pretende sensibilizar a população, além de garantir sentimento de pertencimento. Em Arapoti, a Prefeitura realizou ação junto a startup local para incentivar o comércio local. “Com a Amo.Delivery, os arapotienses podem fazer suas compras e ajudar na economia sem sair de casa”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Francielle Stein Raphael Giorno.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE