Blum propõe ação conjunta da região contra a Covid-19 | aRede
PUBLICIDADE

Blum propõe ação conjunta da região contra a Covid-19

Prefeito de Carambeí citou que possível lockdown precisa ser feito junto a Castro e Ponta Grossa

Carambeí teve aumento de casos e prefeito tomou medidas
Carambeí teve aumento de casos e prefeito tomou medidas -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Prefeito de Carambeí citou que possível lockdown precisa ser feito junto a Castro e Ponta Grossa 

O prefeito de Carambeí Osmar Blum, concedeu uma live exclusiva ao Portal aRede e Jornal da Manhã na tarde dessa quarta-feira (17) para falar sobre as ações de combate ao novo coronavírus. Após duas mortes confirmadas – a segundo no último final de semana – o chefe do Executivo adotou novas medidas, como a instalação de barreiras sanitárias na PR-151, na entrada da cidade. O destaque ficou por conta do lockdown: será viável apenas em conjunto com Castro e Ponta Grossa.

“Sou perito em saúde e digo que aqui em Carambeí, teríamos que fazer (o lockdown) em conjunto: Castro, Carambeí e Ponta Grossa. Porque se nós fizermos o lockdown aqui e as pessoas não fazerem em Ponta Grossa, as pessoas vão circular em Ponta Grossa. Se Ponta Grossa fazer e nós (Carambeí) não fizermos, talvez as pessoas de Ponta Grossa vão vir aqui. E Castro também fica na mesma situação”, explica o gestor sobre a circulação constante de pessoas entre os três municípios.

Segundo Blum, os estudos vêm sendo adotados e as possibilidades estão sendo discutidas entre todos os integrantes e especialistas do Município. “Nós tivemos uma reunião na segunda-feira (15) e decidimos ainda não fazer o lockdown. A gente vai continuar e, agora, também temos os testes rápidos, as pessoas estão fazendo, estão procurando”, cita o prefeito, apontando que essa testagem também englobará as pessoas que têm síndromes gripais.

A preocupação de Blum é em relação aos dados: os dados até a tarde de quarta-feira, eram sete pessoas na UTI do Hospital Regional de Ponta Grossa, sendo quatro casos encaminhados apenas no final de semana (sábado e domingo, 13 e 14). “Temos um pouco mais de 25 mil habitantes. É preocupante que temos 26 casos confirmados, 101 suspeitos sendo monitorados com síndrome gripal. E, ainda, oito casos que estamos esperando da Sesa (Secretaria do Estado da Saúde), que pode aumentar o número de infectados”.

Para complementar, o prefeito falou: se necessário, o lockdown será adotado através do aumento de casos. “Nós já fizemos bastante testes, não temos um número exato para dizer, mas digo que, se precisar fazer (lockdown), a situação exigir, eu não tenho dúvida (que será empregado o fechamento total)”, conclui.

Prefeitura avalia necessidade do toque de recolher

Medida a ser adotada nos finais de semana em Ponta Grossa, a partir desta sexta-feira (19), o prefeito Osmar Blum falou que essa ação também poderá ocorrer em Carambeí. “Nós estávamos reunidos, conversando com a possibilidade de toque de recolher. Amanhã cedo (18), iremos fazer uma outra reunião e podemos sim fazer esse toque de recolher. Mas, fim de semana, a barreira vai continuar e vamos tomar todas as medidas possíveis, medindo temperatura, certificando e pedindo que as pessoas fiquem em casa e evitem ir para outros municípios”, explana Blum.

Até o momento, além das barreiras, Carambeí conta com medidas restritivas ao comércio e circulação de pessoas, com decretos e ações que vêm sendo tomadas de acordo com os avanços de casos locais.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE