Carambeí passa a publicar boletim municipal da Covid-19 | aRede
PUBLICIDADE

Carambeí passa a publicar boletim municipal da Covid-19

Formato divulgará pacientes com síndrome gripal, testes rápidos, confirmados, descartados e recuperados

Modelo será baseado nos dados publicados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)
Modelo será baseado nos dados publicados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Formato divulgará pacientes com síndrome gripal, testes rápidos, confirmados, descartados e recuperados

A Prefeitura de Carambeí inicia nesta segunda-feira (25) a divulgação do Boletim Municipal do Coronavírus. Até o último domingo (24) o boletim era divulgado baseado nos dados publicados pela Secretaria de Estado da Saúde. Nesse novo formato serão divulgados os pacientes com síndrome Gripal em monitoramento e os testes rápidos disponibilizados pelo Ministério da Saúde (MS).

O primeiro caso de coronavírus Covid-19 no município foi confirmado através de teste rápido disponibilizado pelo MS. De acordo com a Vigilância Epidemiológica por se tratar de teste de detecção de anticorpos é necessário que ele seja realizado após o sétimo dia do início dos sintomas e que o paciente esteja assintomático por pelo menos 72 horas para que a viremia da doença seja baixa e o risco de contaminação seja menor ao profissional que fará a coleta do exame. O melhor período para a coleta do teste rápido é do 8º ao 14º dia. No caso específico confirmado em Carambeí, a paciente apresentou os primeiros sintomas no dia 7 de maio, a coleta foi realizada no 12º dia, no dia 19 de maio, ou seja, ela fez o exame dois dias antes do término da quarentena.

No dia 24, a Secretaria de Estado da Saúde disponibilizou novo protocolo onde o teste rápido será realizado somente em profissionais de saúde e segurança pública em atividade, seja da assistência ou da gestão com síndrome gripal e em pessoa que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde e segurança pública em atividade. De acordo com as novas orientações, a partir desta segunda-feira (25) as coletas em pacientes covcdrome gripal serão seguidos alguns critérios de definição onde serão realizados coletas de exames para PCR - segundo Nota técnica SESA 01/2020 e encaminhados ao Lacen-Paraná.

Informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE