Receita Federal recebe 55 mil declarações de IR na região | aRede
PUBLICIDADE

Receita Federal recebe 55 mil declarações de IR na região

Delegacia regional da Receita Federal em Ponta Grossa já recebeu 55 mil declarações, ou seja, 25% do total

O delegado da Receita Federal do Brasil em Ponta Grossa, Demetrius Soares, destaca que houve alta na comparação com 2019
O delegado da Receita Federal do Brasil em Ponta Grossa, Demetrius Soares, destaca que houve alta na comparação com 2019 -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Delegacia regional da Receita Federal em Ponta Grossa já recebeu 55 mil declarações, ou seja, 25% do total

Receita Federal do Brasil confirmou, na noite desta quarta-feira, a ampliação do prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, referente ao ano fiscal 2019. A data final, que era dia 30 de abril, saltou para 30 de junho. O período iniciou há um mês, e o percentual de contribuintes que enviou a declaração é de 25% na região abrangida pela delegacia da Receita Federal do Brasil em Ponta Grossa. Ou seja: a cada quatro pessoas que devem prestar contas ao ‘leão’, três ainda não mandou as devidas informações. Isso representa que das 219 mil pessoas que precisam enviar a DIRPF, 55 mil já honraram o compromisso. 

Apesar de o número parecer baixo, tendo em vista que o prazo inicialmente previsto seria 30 de abril, o percentual neste ano está acima da média do ano passado, quando, ao final de março, apenas 22% dos contribuintes haviam feito a transmissão das informações necessárias. O incremento pode ser reflexo do coronavírus, devido ao isolamento, que faz com que as pessoas fiquem mais tempo em casa, especialmente nos fins de semana – e aqueles com o ‘home office’, ter um tempo extra em casa, pelo fato de não perder tempo com deslocamentos. “A pequena elevação talvez se deva ao fato de as pessoas estarem em casa e tenham mais condições de transmitirem a declaração”, reconhece o delegado da Receita Federal do Brasil em Ponta Grossa, Demetrius Soares. 

Mesmo com a ampliação dos prazos em dois meses, Soares informa que a maior parte dos contribuintes já possui as informações necessárias para o envio da declaração. “O estado de calamidade pública foi decretado em março. Então até fevereiro as fontes pagadoras tinham que disponibilizar aos contribuintes os informes de pagamento. Então o contribuinte em geral já deve estar em posse desse informe e das despesas dedutíveis. Assim, o fato de estarmos vivendo o estado de Calamidade não tem impedido que os contribuintes preencham e transmitam as declarações”, reforça.

Contudo, são justamente os que não conseguem alguns documentos o motivo de preocupação, que estimularam a ampliação dos prazos por parte do governo federal. “Decidimos pela prorrogação por demanda de contribuintes confinados em casa, mas que relatam a falta de documentos ou documentos que estão na empresa, no escritório ou na clínica. Eles estão com dificuldade momentânea de obter todos os documentos necessários”, explicou o secretário da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto.

Medidas preventivas são adotadas junto aos contribuintes

A Receita Federal está adotando inúmeras medidas de auxílio ao contribuintes neste momento de limitações de atendimentos presenciais. Houve a ampliação de canais de atendimento pela internet, segundo informa Soares. Entre eles estão o ‘Portal e-CAC’ (http://receita.economia,gov.br/interface/atendimento-virtual); o ‘Dossiê Digital de Atendimento – DDA’; ‘Chat RFB’ e o ‘Fale Conosco’. “Se o contribuinte não conseguir formalizar a demanda, para casos de serviço não disponíveis pelos canais, pode encaminhar a solicitação para endereço eletrônico [email protected]”, explica Soares. Para casos mais urgentes, a delegacia da Receita Federal em Ponta Grossa também disponibiliza o telefone 3220-1900.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE