Escolas de Castro comemoram Dia Mundial do Solo | aRede
PUBLICIDADE

Escolas de Castro comemoram Dia Mundial do Solo

Alunos da rede municipal participarão de palestras, plantio de árvores e brincadeiras educativas voltadas para a preservação da água e do solo

Dentro da programação haverá um momento destacando o Agrinho Solos, uma das categorias do Programa Agrinho
Dentro da programação haverá um momento destacando o Agrinho Solos, uma das categorias do Programa Agrinho -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Alunos da rede municipal participarão de palestras, plantio de árvores e brincadeiras educativas voltadas para a preservação da água e do solo

A Prefeitura de Castro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, vai comemorar o Dia Mundial do Solo, nesta quinta-feira (5) com diversas atividades. Alunos da rede municipal participarão de palestras, plantio de árvores e brincadeiras educativas voltadas para a preservação da água e do solo. No período da tarde também haverá mobilização no Parque Lacustre.

Dentro da programação haverá um momento destacando o Agrinho Solos, uma das categorias do Programa Agrinho, do Senar-PR. Criada em 2017 em parceria com o Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo) com foco na conservação de solos e água, essa categoria foi desenvolvida a partir dos fatos relevantes que passaram a impactar negativamente a agropecuária paranaense.

Com o retorno dos processos erosivos nos solos da agricultura do Paraná gerando perdas na produção e na produtividade da agropecuária, o Senar-PR desenvolveu uma série de ações para retomar o processo de conservação do solo e água.

Em 2019, Dez colégios agrícolas das cidades de Apucarana, Cambará, Campo Mourão, Castro, Clevelândia, Francisco Beltrão, Lapa, Palotina, Ponta Grossa e Rio Negro participaram da categoria Agrinho Solos. No município de Castro, foram nove escolas participantes, no total de 818 alunos e 39 professores envolvidos.

Reconhecimento

O projeto “Reciclando atitudes para salvar nosso solo”, desenvolvido pela professora Gislaine Ferraz e Silva, da escola municipal Jardim Bela Vista, em Castro, conquistou o primeiro lugar na categoria Agrinho Solos no Concurso Agrinho 2019.

O trabalho promoveu a conscientização da população devido ao grande acúmulo de lixo no bairro onde fica a escola. Os alunos conheceram a trajeto do lixo no município e passaram a orientar a separação correta dos materiais destinados à coleta seletiva. No trabalho também foram desenvolvidas outras atividades para a recuperação do solo como a implantação de uma horta escolar e a valorização dos catadores de recicláveis, que foram homenageados pelos alunos.

A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, destacou o trabalho desenvolvido pelos professores. "Parabéns aos professores e alunos pelas atividades desenvolvidas nas escolas e CMEIS, mostrando que é possível criar consciência para a preservação ambiental desde cedo. Agradeço ainda, a parceria das secretarias de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente;  Esporte e Juventude e Guarda Municipal", finalizou.

Informações Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE