Encontro de Tradições reúne 10 mil pessoas em Palmeira | aRede
PUBLICIDADE

Encontro de Tradições reúne 10 mil pessoas em Palmeira

Durante os três dias, vários povos do Paraná puderam apresentar suas tradições, como Congada, Fandango, Boi de Mamão, entre outros

Além dos moradores locais, turistas de várias regiões do Paraná estiveram no município para prestigiar o Encontro
Além dos moradores locais, turistas de várias regiões do Paraná estiveram no município para prestigiar o Encontro -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Durante os três dias, vários povos do Paraná puderam apresentar suas tradições, como Congada, Fandango, Boi de Mamão, entre outros

Mais de 10 mil pessoas circularam pela Praça Marechal Floriano Peixoto nos três dias de realização do 2º Encontro de Tradições, o grande evento que movimentou Palmeira nos dias 8, 9 e 10 de novembro. Além dos moradores locais, turistas de várias regiões do Paraná estiveram no município para prestigiar o Encontro.

Durante os três dias, vários povos do Paraná puderam apresentar suas tradições, como Congada, Fandango, Boi de Mamão, música afro, danças indígenas, ucranianas, japonesas, apresentação de violas e outros.

O prefeito Edir Havrechaki destacou a importância do evento para o povo de Palmeira. “Foram três dias de festa cultural em nosso município, onde pudemos aprender muitas coisas e conhecer outras culturas através das apresentações que presenciamos. Tenho certeza que o Encontro de Tradições ficará marcado na memória de todos os palmeirenses que participaram. Também agradeço a todos os envolvidos que contribuíram para realizar esse evento em nosso município, em comemoração aos nossos 200 anos”, relatou.

Já o secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, Waldir Joanassi Filho, falou sobre a diversidade presente no evento. “Acredito que esse Encontro foi importante pelo fato de reunir a diversidade da cultura popular paranaense na cidade e oportunizar os palmeirenses e nossas crianças a estarem conhecendo. É muito importante estarmos recebendo povos tradicionais em nossa cidade, principalmente neste momento obscuro que o país passa com a negação da demarcação das terras indígenas e com a negação do reconhecimento das terras quilombolas”, disse.

Alguns dos destaques do Encontro de Tradições foram o grupo Congada Ferreira da Lapa, que, assim como Palmeira, celebra 200 anos em 2019, a Orquestra Paranaense de Viola Caipira de Cascavel, o Grupo de Fandango Mestre Eugênio de Paranaguá e o Folclore Ucraniano Spomen de Mallet, os mestres Itaercio Rocha, com oficina de Estandartes, e Leonardo da Cruz, do Quilombo Paiol de Telha de Guarapuava, com Dança Afro, o Coletivo Kokir de Maringá, com exposição e palestras de arte indígena, assim como Xondaro Arte Indígena de Curitiba, entre outras atrações. O grupo Mensageiros do Divino, do Benfica, representou Palmeira durante o Encontro.

Em paralelo, aconteceu a feira de artesanato com diversas cooperativas de todo o Paraná, contando com os Artesãos da Lapa, Artesãos de Guaraqueçaba, Bordadeiras de Prudentópolis, Pêssankas de União da Vitória, Mulheres de Santo Antônio da Platina e Outro Olhar – Cooperativa de Artesãos Guaranis de Guarapuava, entre outras.

 Informações Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE