Artista de PG assina ilustrações dos livros de Contos e Lendas | aRede
PUBLICIDADE

Artista de PG assina ilustrações dos livros de Contos e Lendas

James Robson França é responsável por criar ludicidade aos Contos e Lendas, com seus traços minimalistas

Robson pesquisou sobre o estilo de desenhos da Literatura de Cordel, com o objetivo de utilizar este traços na ilustração
Robson pesquisou sobre o estilo de desenhos da Literatura de Cordel, com o objetivo de utilizar este traços na ilustração -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

James Robson França é responsável por criar ludicidade aos Contos e Lendas, com seus traços minimalistas 

“Desenho pra mais de metro”. O designer gráfico James Robson França é quem assina as ilustrações da próxima publicação da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). “Contos e Lendas dos Campos Gerais” é um projeto do setor de Cultura da entidade que vem sendo realizado desde o último ano em parceria com as 19 Prefeituras Municipais associadas. “A finalização deste projeto será com a publicação de um box de livros com 19 ‘causos’ da região. Todos ilustrados por França”, destaca a diretora administrativa da AMCG, Katiane Pires.

O artista, parceiro da entidade há quase dez anos, aceitou de cara o novo desafio. “Quando recebi o convite para participar do projeto fiquei bem empolgado, ilustrar livros é um trabalho sempre bem interessante, ainda mais quando se trata de histórias que representam toda uma cultura local, a responsabilidade é grande”, relatou. O “frio na barriga” chegou somente com o prazo do projeto. “Foi aí que as pernas tremeram. Mais de 200 ilustrações, fora as capas coloridas e mais a diagramação, tudo isso com um deadline bem apertado”, comenta.

O deadline apertado, conforme a diretora da AMCG se deve pela proposta de impressão dos livros. “Estamos em busca de patrocínio para que possamos entregar esse riquíssimo trabalho para a população dos Campos Gerais”, avisa. O Box de livros será entregue às bibliotecas, Prefeituras e Escolas Municipais. “Muitas escolas participaram conosco deste trabalho de resgate. Queremos dar um retorno para elas”, conta.

A maneira de contar as histórias e as mais de 200 ilustrações que foram produzidas para compor os “Contos e Lendas” tiveram um propósito. “A ideia dos livros foi justamente para marcarmos este resgate que fizemos em toda a nossa região. Queremos deixar registro para essa e para as futuras gerações”, explica o coordenador da AMCG Cultura, Waldir Joanassi Filho, destacando que as histórias e as ilustrações trazem, de forma lúdica, histórias que marcam cada município da região. Muitas delas que já estavam perdidas com o tempo. “Foi muito interessante esse trabalho. Além de contar para as crianças causos que aconteceram, os idosos puderam compartilhar suas histórias”, relatou Joanassi.

O trabalho “enorme de pesquisa em cada um dos municípios que fazem parte da AMCG” facilitou o processo de ilustração do designer para compor os livros. “O resgate das lendas locais, as entrevistas de várias pessoas, com relatos bem detalhados dos moradores, isso me ajudou muito, porque não tive muitas dúvidas na hora de executar as ilustrações”, explicou França. 

As histórias estavam bem detalhadas, mas mesmo assim os desenhos eram muitos. “Nessa hora decidi adotar um estilo de traço mais lúdico e minimalista, mas que, mesmo assim, passasse a ideia da cena, fazendo a história fluir na imaginação do leitor”, adianta o artista. Para isso ele realizou pesquisas do estilo da “Literatura de Cordel”, mas sempre buscando um estilo próprio. O resultado poderá ser visto após a impressão do Box de livros. O artista não vê a hora de suas ilustrações chegarem ao público de 19 municípios. “De longe foi o maior trabalho de ilustração que já fiz, e um dos mais divertidos também. O retorno é gratificante, além de ver sua obra vinculada com a cultura local de quase 20 municípios, os personagens também vão virar mascotes da cidades”, exulta.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE