Projeto Lama é apresentado para produtores em Tibagi | aRede
PUBLICIDADE

Projeto Lama é apresentado para produtores em Tibagi

Foram realizadas reuniões com produtores rurais das localidades de Rancho Alegre e Faxinal dos Empossados

Durante o encontro, com os produtores do Assentamento Rancho Alegre, na região do Guartelá, e do Assentamento Nossa Senhora Aparecida, no Faxinal dos Empossados, foram apresentados detalhes de como será a execução do projeto, que prevê ações para o desenvolvimento rural sustentável no município e produção de leite em pasto
Durante o encontro, com os produtores do Assentamento Rancho Alegre, na região do Guartelá, e do Assentamento Nossa Senhora Aparecida, no Faxinal dos Empossados, foram apresentados detalhes de como será a execução do projeto, que prevê ações para o desenvolvimento rural sustentável no município e produção de leite em pasto -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Foram realizadas reuniões com produtores rurais das localidades de Rancho Alegre e Faxinal dos Empossados

Nesta quarta-feira (21) foram realizadas reuniões de apresentação do projeto desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Laboratório de Mecanização Agrícola (Lama), da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Durante o encontro, com os produtores do Assentamento Rancho Alegre, na região do Guartelá, e do Assentamento Nossa Senhora Aparecida, no Faxinal dos Empossados, foram apresentados detalhes de como será a execução do projeto, que prevê ações para o desenvolvimento rural sustentável no município e produção de leite em pasto. O secretário municipal de Agricultura, Walmar Eidam, acompanhou a reunião.

O professor Pedro Henrique Wirich Neto é um dos coordenadores do Lama e explica como funcionará a implantação do projeto. “A gente chama de manejo ecológico de pastagem, baseado num método científico chamado rua san. Mas, basicamente, é leite a pasto. A gente tenta economizar na parte da ração, toda a parte de medicamentos, fica uma coisa mais natural, mais interessante, nesse contexto. A ideia é baixar custo. Hoje existe um rendimento muito alto, uma produção muito alta e o sistema que se oferece, que está sendo vendido, o tradicional, o produtor não consegue lucrar com isso”, conta.

Martinez Brancalhone, dono da propriedade que sediará a unidade de referência do Rancho Alegre, está animado com a implantação do projeto. “A minha expectativa é melhorar cada vez mais, melhorar de vida e mostrar a diferença que a gente pode fazer e pode mostrar. Eu agradeço muito a Prefeitura, ao secretário. Veio numa boa hora, que a gente está precisando disso, de ter conhecimento das coisas. Eu estou apostando muito e a ajuda da Prefeitura para nós, pequenos agricultores, é muito melhor”, fala.

O Lama chega a Tibagi através de um convênio firmado entre a Prefeitura de Tibagi e a UEPG e construirá unidades de referência agroecológicas, que ficarão nas localidades de Rancho Alegre e Cerrado e as de produção de leite, que serão no Rancho Alegre e Faxinal dos Empossados.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Tibagi

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE