Moradores relembram a história da ‘Capora’ | aRede
PUBLICIDADE

Moradores relembram a história da ‘Capora’

Com os pés virados para trás, esta criatura segue pelas matas, nu e montado encima de um porco selvagem

A Capora foi lembrada por diversas pessoas 
durante as rodas de conversa
A Capora foi lembrada por diversas pessoas durante as rodas de conversa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com os pés virados para trás, esta criatura segue pelas matas, nu e montado encima de um porco selvagem

Esta é uma história antiga, mas é verdadeira”. Assim iniciou sua contação de histórias o senhor Cassimiro Dromboski, do município de São João do Triunfo. A história da ‘Capora’ é contada como lenda por lá, mas os mais idosos garantem que a criatura existe, e continua a vagar pelas matas do município. E quem se perguntou sobre o nome da criatura, é Capora mesmo. O Caipora também ‘existe’, mas este faz parte do folclore brasileiro, e não vive somente em São João do Triunfo. Com os pés virados para trás, esta criatura segue pelas matas, nu e montado encima de um porco selvagem, para frustrar tentativa de caçadores.

Mas vamos voltar a Capora. Esta foi uma das histórias escolhidas para compor o projeto ‘Contos e Lendas’ realizado pelo setor de Cultura da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) em parceria com as Prefeituras associadas. A população mais idosa conta que hoje a Capora – criatura em forma de mulher, com 1,65 metros, e com cabelos que cobrem todo o seu corpo, “até arrastar pelo chão” – vaga com esta forma assustando os moradores, mas que certo dia ela já foi uma jovem, como qualquer outra do município. “Dizem que a jovem foi amaldiçoada pela mãe”, conta o diretor de Cultura de São João, Reginaldo Schuartz. 

A maldição chegou após um desentendimento de mãe e filha. “A moça não aceitava que a família não a deixava namorar um rapaz. Então a filha amarrou a mãe e lhe deu chicotadas”, relata Schuartz, contando que este episódio gerou a maldição e fez surgir a Capora. Mas a maldade da moça não parou por aí. Enquanto criatura há novos relatos da crueldade. Foi esta a história que ganhou as telas da TV no quadro ‘Contos e Lendas’ exibido pela Rede Massa.

A Capora foi lembrada por diversas pessoas durante as rodas de conversa que ocorreram em São João do Triunfo. Por lá, os encontros reuniram cerca de 200 pessoas. “Primeiro fizemos uma levantamento prévio das crenças locais mais populares. Então partimos para entrevistas e rodas de conversas nas comunidades”, relatou o responsável pela Cultura no município.

Além da criatura assustadora, os triunfenses recordaram outra história que vem instigando muita gente por lá. A lenda do cemitério é bem fácil de ser ‘comprovada’, e difícil de ser compreendida. Basta ir até o cemitério municipal e encontrar dois túmulos que, estranhamente, vieram a se juntar. Este causo pode será detalhado no Box de livros que será publicado pela AMCG Cultura e reunirá os contos de todos os seus municípios.

Patrimônio será inventariado 

Em São João do Triunfo, o projeto ‘Contos e Lendas dos Campos Gerais’, além de fazer o resgate de histórias locais, servirá como base para o início do registro deste patrimônio. “Já tínhamos a ideia de fazermos um inventário de nosso patrimônio material. E agora, com as lendas, faremos também inventário de nosso patrimônio imaterial”, antecipa Schuartz.

Assista a história da ‘Capora’

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE