Aumento nas emissões de ARTs aquece ramo da construção civil | aRede
PUBLICIDADE

Aumento nas emissões de ARTs aquece ramo da construção civil

<span style="color: rgb(0, 0, 0);">No primeiro semestre de 2019 houve um aumento de 10% na região dos Campos Gerais nas emissões de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), em comparação com o ano passado</span>

Imagem ilustrativa da imagem Aumento nas emissões de ARTs aquece ramo da construção civil
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

No primeiro semestre de 2019 houve um aumento de 10% na região dos Campos Gerais nas emissões de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), em comparação com o ano passado

O mercado da construção civil teve um aquecimento de 10% no primeiro semestre de 2019 na comparação com o mesmo período do ano passado, na região dos Campos Gerais. É o que mostra o levantamento do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), referente às Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), que são registradas por profissionais de Engenharia junto ao Conselho. Os números são referentes à Regional Ponta Grossa e englobam execuções de obras civis e serviços como avaliações, perícias e projetos.

De janeiro a junho deste ano foram registradas 2.900 ARTs e, no primeiro semestre de 2018, foram 2.653 emissões de ARTs na Regional do Crea-PR em Ponta Grossa, que contempla 22 municípios que fazem parte das Inspetorias de Ponta Grossa, Castro e Telêmaco Borba. 

Com exceção da Inspetoria de Telêmaco Borba, as de Ponta Grossa e Castro apresentaram aumento nas emissões de ARTs. Na Inspetoria de Ponta Grossa foram 1.766 ARTs, incremento de 12% em relação ao primeiro semestre de 2018 e, na inspetoria de Castro, o aumento foi de 6%, passando de 585 para 622 Anotações.

Entre os municípios, Castro apresentou aquecimento de 19% no mercado da construção civil, passando de 227 para 270 emissões de ARTs. Em Ivaí, o número de ARTs saltou de 29 para 66, aumento de 127%. Ponta Grossa registrou incremento de 10%, passando de 1.291 para 1.428 emissões no primeiro semestre de 2019.

Em Arapoti, Carambeí, Curiúva, Imbaú, Imbituva, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Sapopema, Sengés, Teixeira Soares, Telêmaco Borba e Tibagi também foi crescente a emissão de ARTs da área de Engenharia Civil.  Já as cidades de Ipiranga, Jaguariaíva, Ortigueira, Reserva, São João do Triunfo e Ventania registraram queda no mercado da construção civil.

“O número de ARTs serve como indicador da economia do Estado, das regiões e municípios nas áreas da Engenharia, já que os profissionais e empresas destas áreas estão sujeitos ao registro compulsório da ART quando são contratados para a execução de obras e prestação de serviços”, explica o gerente do Crea-PR em Ponta Grossa, o Engenheiro Agrônomo Vânder Della Coletta Moreno.

Ainda segundo ele, o aumento elevado e pontual do número de ARTs registrado em alguns municípios da região é resultante do aquecimento localizado do mercado da construção civil em função da execução de empreendimentos de maior porte, como também das ações de fiscalização do Crea-PR ou das prefeituras, ocasionando a regularização das obras e consequente contratação de serviços de Engenharia.

Sobre o Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), autarquia que este ano comemora 85 anos, é responsável pela regulamentação e fiscalização da atuação de profissionais e empresas das áreas da Engenharias, Agronomias e Geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE