Obra emergencial estabiliza paredes históricas em Palmeira | aRede
PUBLICIDADE

Obra emergencial estabiliza paredes históricas em Palmeira

<span style="color: rgb(0, 0, 0);">O prédio da Sociedade Beneficente Recreativa Palmeirense corria o risco de desabar, e por isso representava risco aos pedestres e motoristas</span>

O prédio da Sociedade Beneficente Recreativa Palmeirense corria o risco de desabar, e por isso representava risco aos pedestres e motoristas
O prédio da Sociedade Beneficente Recreativa Palmeirense corria o risco de desabar, e por isso representava risco aos pedestres e motoristas -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O prédio da Sociedade Beneficente Recreativa Palmeirense corria o risco de desabar, e por isso representava risco aos pedestres e motoristas

A fachada histórica da Sociedade Beneficente Recreativa Palmeirense, que corria risco de desabar devido a condição precária em que se encontrava, está protegida. Nos últimos dias foram realizados os serviços de reforço e estabilização da estrutura para evitar maior desaprumo das paredes, através de contenção e estaiamento.

Para realizar a obra emergencial, a Prefeitura de Palmeira realizou uma dispensa de licitação, a qual é aplicada em casos especiais previstos em lei para situações que exigem um atendimento rápido e eficaz. Neste caso, devido ao risco que as paredes apresentavam aos pedestres e motoristas que trafegavam aos arredores do Beneficente.

O prefeito Edir Havrechaki relata a importância de manter em pé a estrutura histórica. “Acredito que é unanimidade entre os palmeirenses que este imóvel representa um marco importantíssimo na história de Palmeira. Muitos carnavais foram comemorados no espaço, muitas amizades foram feitas, enfim, muita história foi registrada naquele ambiente. Através desta obra emergencial, que irá conter as paredes do Beneficente, é possível preservar parte da história do município e memórias de muitos habitantes de nossa cidade”, disse.

De acordo com o secretário de Urbanismo, Fabiano Bishop Cassanta, “após as primeiras constatações de que a estrutura do Beneficente apresentava riscos, um laudo técnico foi realizado por engenheiros do Município. Através do resultado obtido, foi possível apontar as soluções: obras de contenção ou demolição total ou parcial das paredes confrontantes com as ruas Vicente Machado e Padre Camargo”, contou.

Para realizar a contenção das paredes, a empresa vencedora da licitação instalou longarinas no terço superior das paredes, fazendo-se travamento interno e externo das paredes através de parafusos passantes, de modo a interligar a longarina externa com longarina interna, bem como realização de instalação de colunas metálicas travando as longarinas com a realização de estaiamento no topo das colunas interligadas com as longarinas. Também foram realizados serviços com a finalidade de drenar o piso existente, de modo a evitar acúmulo de água e infiltrações indesejadas.

A coordenadora Municipal de Defesa Civil, Francine Albuquerque, destaca que “a obra emergencial foi realizada para garantir a segurança das pessoas que por ali transitam, além de atender à determinação do Ministério Público e pedidos de moradores e comerciantes localizados nas proximidades do Beneficente, que estavam preocupados com a situação das paredes em eminente ruína”, disse.

Responsáveis

Antes de iniciar a obra emergencial, a Prefeitura Municipal de Palmeira tentou encontrar os responsáveis pelo imóvel para que tomassem providências quanto a situação de ruína em que o imóvel se encontrava, porém ninguém atendeu ao edital de intimação/notificação. Deste modo, o Município executou a obra e contra o proprietário serão tomadas as providências judiciais subsequentes cabíveis.

Preservação

O Conselho Municipal do Patrimônio realizou reunião extraordinária para debater sobre a situação do prédio histórico da Sociedade Beneficente Recreativa Palmeirense, assim que foi constatado o problema com a paredes. Como forma de solucionar a questão, os conselheiros optaram para a realização de uma contenção emergencial visando a manutenção estrutural da fachada, para fins de preservação do bem.

Beneficente

A Sociedade Recreativa Beneficente Palmeirense, fundada no dia 28 de agosto de 1910, faz parte das memórias de milhares de palmeirenses. A obra do prédio histórico, já centenário, foi concluída poucos anos depois, contando com elementos marcantes, como suas nove amplas janelas que davam para as ruas Padre Camargo e Vicente Machado.

Destacam-se na história do Beneficente as festas realizadas por muitos anos no dia 28 de agosto para comemorar a fundação da Sociedade, os bailes de gala, bailes de réveillon, animados carnavais, atividades recreativas e saraus dançantes.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE