Tibagi faz vacinação contra febre amarela no sábado | aRede
PUBLICIDADE

Tibagi faz vacinação contra febre amarela no sábado

Mutirão preventivo vai ocorrer na Unidade Básica de Saúde São José durante todo o dia.

Público-alvo são pessoas entre 9 meses e 59 anos
Público-alvo são pessoas entre 9 meses e 59 anos -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Mutirão preventivo vai ocorrer na Unidade Básica de Saúde São José durante todo o dia.

Com a confirmação da morte de um macaco por Febre Amarela no município vizinho de Castro, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar um plantão especial de atendimento para vacinação contra a Febre Amarela neste sábado (30), na Unidade Básica de Saúde (UBS) São José, das 8h às 17h. Equipes volantes da vigilância epidemiológica também vão se deslocar até algumas localidades, nas áreas de fronteira com Castro, para aplicar a vacina. A partir de segunda-feira (1) todas as UBS estarão com vacinas disponíveis para a população.

A coordenadora da divisão epidemiológica, Ana Paula Fernandes, disse que ação deste sábado é mais um reforço à prevenção e lembrou que Tibagi nunca teve um caso de Febre Amarela detectado. “É importante que as pessoas se vacinem para garantirem a proteção para toda a vida. Quem já se vacinou não precisa repetir a dose”, destacou.

O público-alvo são pessoas entre 9 meses e 59 anos. A vacina leva dez dias para entrar em ação, portanto é necessário que, durante este período, as pessoas se protejam, principalmente as que moram perto de matas, rios, parques ou áreas de reserva.

Alerta

O Paraná tem cinco mortes confirmadas de macacos por febre amarela. Os casos ocorreram nos municípios de Castro, Antonina, Morretes, Paranaguá e São José dos Pinhais.

Segundo o boletim da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado na quinta-feira (28), até o momento, 55 municípios do Paraná apresentam epizootias (morte de macacos) – 24 deles estão em investigação.

O secretário da Saúde, Beto Preto, destaca que o Estado está reforçando as ações de prevenção à febre amarela, intensificando a vacinação e ampliando a vigilância das epizootias.

“Neste momento desenvolvemos trabalho em parceria com o Ministério da Saúde e equipes percorrem o corredor ecológico de transmissão para identificar os animais doentes. Nossa recomendação é para que a população tome a vacina, pois é forma mais eficiente de proteção”, afirma o secretário.

Vigilância das epizootias

Desde o começo desta semana, equipes formadas por técnicos do Ministério da Saúde reforçam o trabalho de vigilância nos corredores de transmissão dos municípios de São José do Pinhais, Tijucas, Ponta Grossa e Castro.

Os técnicos da Secretaria de Estado da Saúde foram capacitados pelo Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde. O trabalho consiste em coletar material dos animais e envio para análise laboratorial.

A secretaria reforça que o macaco não transmite a doença. A febre amarela é transmitida pelo mosquito contaminado com vírus que também pica os macacos.

Informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right