Destinação do IR pode financiar projetos em Castro | aRede
PUBLICIDADE

Destinação do IR pode financiar projetos em Castro

Reunião na sede da OAB apresentou a campanha Transforme seu imposto em solidariedade”, destinado à projetos sociais para crianças e adolescentes.

Objetivo é sensibilizar os contribuintes da possibilidade de destinação de parte do Imposto de Renda.
Objetivo é sensibilizar os contribuintes da possibilidade de destinação de parte do Imposto de Renda. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Reunião na sede da OAB apresentou a campanha Transforme seu imposto em solidariedade”, destinado à projetos sociais para crianças e adolescentes.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com a Vara da Infância e Juventude de Castro, promoveu na quinta-feira (13) reunião na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para apresentar a campanha “Transforme seu imposto em solidariedade”. Participaram contadores, representantes de entidades sociais, empresários e estudantes.

O objetivo é sensibilizar os contribuintes da possibilidade de destinação de parte do Imposto de Renda devido por pessoas físicas e jurídicas ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).

O promotor da Vara da Infância e Juventude de Castro, Rafael Muzy Bitencourt destacou que a destinação é a forma mais rápida do dinheiro que iria para os cofres da União ficar no próprio município e atender a projetos que beneficiam crianças e adolescentes. “São recursos que irão para uma área prioritária e não significa um gasto para o contribuinte”, disse.

Ele explanou que em 2018, a Receita Federal recebeu 637 mil declarações de Imposto de Renda no Paraná. Do total declarado, as doações deduzidas somaram R$ 8,5 milhões o que representa apenas 4,92% do total que poderia ser doado caso todos os contribuintes paranaenses tivessem destinado a projetos sociais a porcentagem máxima do imposto devido permitida. Isso significa que mais de R$ 172 milhões deixaram de ser destinados a projetos sociais.

Destinação

Até 28 de dezembro de 2018, o contribuinte pessoa física pode destinar até 6% e a pessoa jurídica até 1% do valor devido, deduzindo esse percentual do Imposto de Renda a pagar no exercício seguinte. Nesta etapa, a doação pode ser feita ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesceentes. A destinação também pode ser feita no ato da declaração (em março e abril), mas apenas por pessoas físicas, que poderão destinar até 3% do imposto devido.

A destinação deve ser feita através de depósito diretamente na conta específica do FMDCA, no Banco do Brasil, Agência 0485-5 – conta corrente nº 35.368-X. O comprovante do depósito deve ser entregue ao CMDCA na própria sede, na Rua Padre Damaso, nº 81, Centro, ou enviado para o e-mail [email protected], ao qual emitirá ao contribuinte um recibo. As destinações podem ser feitas ao FMDCA até o dia 30 de abril de 2019.

Beneficiados

Em 2018 oito instituições foram beneficiadas por meio dos recursos captados com a destinação do IR. A presidente do CMDCA, Charlini Ferreira Regatiere, destaca que a campanha deve continuar o ano todo para que possa atingir o maior número de pessoas que queiram fazer a destinação do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e contribuir para que mais projetos possam ser implementados. “Esperamos que a população tome conhecimento sobre este instrumento de captação de recursos que é tão importante para darmos continuidade com qualidade no atendimento às crianças e adolescentes do nosso município. Buscamos ainda a ajuda de contadores para que sensibilizem seus clientes sobre essa possibilidade de destinar parte do seu imposto para que fique aqui em Castro”, disse.

Informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE