Municípios encerram confecção do Plano Plurianual
Projeto apoiado pela Klabin foi oferecido em linha com a Política de Sustentabilidade da empresa

Durante esta semana, nos dias 21, 22 e 23 de novembro, as prefeituras de Imbaú, Telêmaco Borba e Ortigueira, municípios na região dos Campos Gerais, encerraram suas atividades de planejamento e construção dos Planos Plurianuais (PPA). O trabalho contou com o apoio da Interação Urbana, uma consultoria especializada oferecida pela Klabin à administração de cada município.
Desde o início de janeiro, quando as atividades foram iniciadas, até novembro deste ano, as prefeituras foram orientadas a definir projetos prioritários para o período de 2018 a 2021, estabelecer metas, indicadores de sucesso e a monitorar constantemente o status de cada ação ou projeto proposto no PPA. As ações foram conduzidas por meio de reuniões com prefeitos e todas as secretarias de governo, além de grupos formados de Planejamento Estratégico da Gestão.
Constituição Federal
O PPA, previsto no artigo 165 da Constituição Federal, é um plano de médio prazo que estabelece diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
"Nossa intenção, ao oferecer uma consultoria especializada para apoiar no planejamento das ações, foi desenvolver e implantar a cultura do planejamento e da boa gestão com participação social nas prefeituras", afirma Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade da Klabin.
Trabalho
O trabalho foi bastante elogiado e bem aproveitado pelas prefeituras e secretarias. "Eu queria agradecer à Klabin por ter proporcionado uma consultoria especializada para o nosso planejamento estratégico, que ficou muito bom, pois nos ajudou a enxergar nossas prioridades", observa Lauir de Oliveira, prefeito de Imbaú. Já o prefeito Márcio Matos, comemorou a oportunidade de desenvolver um trabalho técnico. "Estou muito feliz com os resultados do trabalho. Inúmeras cidades gostariam de ter um apoio como o que a Klabin está nos fornecendo. A consultoria nos trouxe bastante aprendizado e um conhecimento técnico especializado", disse.
"Em nome da prefeita Lourdes, agradecemos a oportunidade de realização de um planejamento que foi e continuará sendo fundamental para nossas atividades de governo", Marcos Anielo, chefe de Gabinete da Prefeitura de Ortigueira.
Nesta fase, os documentos dos PPAs já estão nas Câmaras Municipais para avaliação e aprovação dos vereadores para ser efetivamente implantado pelas prefeituras.





















