Governo do Estado construirá quase 300 casas na região | aRede
PUBLICIDADE

Governo do Estado construirá quase 300 casas na região

Serão construídas casas em Rebouças, Imbituva e Prudentópolis!

Imagem ilustrativa da imagem Governo do Estado construirá quase 300 casas na região

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, formalizou nesta terça-feira (14) a contratação de obras para construir casas em Rebouças, na região dos Campos Gerais do Paraná, e tirar famílias da situação de risco. Esta é a primeira de, pelo menos cinco, parcerias com municípios do programa Família Paranaense a serem assinadas para erguer 474 moradias, em substituição a casas precárias em locais de risco, nesta primeira etapa.

O documento foi assinado também pelo presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, e o prefeito de Rebouças, Luiz Everaldo Zak. “Quando se tem uma casa digna para morar a vida começa a se modificar. Os planos, a maneira de buscar a emancipação se modificam quando se tem um local seguro e tranquilo”, comentou a secretária Fernanda Richa.

A assinatura não envolve apenas as edificações, mas a requalificação urbana da área, com infraestrutura. As obras em Rebouças estão estimadas em R$ 4,4 milhões, com a construção de 50 unidades habitacionais e duas reformas. A licitação está em andamento. “O programa Família Paranaense é inovador e deve ser replicado por outros estados”, disse Lupion.

O projeto, do programa Família Paranaense, vai retirar famílias de áreas de risco ou de proteção ambiental, ocupadas irregularmente. Estão incluídos proteção das áreas desocupadas; regularização fundiária; construção ou melhoria das unidades habitacionais e infraestrutura (pavimentação, galerias de águas pluviais, calçadas, acesso à água e esgoto e energia elétrica).

“É um sonho da nossa administração revitalizar aquela área, a Vila Facão. São casas precárias de madeira, que necessitam dessa revitalização. Haverá pavimentação e revitalização em toda a vila”, explicou o prefeito Luiz Zak.


Região
Além de Rebouças, outras cidades serão beneficiadas com o programa. Os municípios foram classificados como prioritários do programa Família Paranaense, por apresentarem baixo índice de desenvolvimento humano (IDH).

Prudentópolis deve construir 73 casas e reformar outras 13; e Imbituva, 170 moradias e melhorias em 22. Em Cantagalo, serão erguidas 115 unidades habitacionais e reformadas mais três, mais implantação de parque e construção de equipamento comunitário; e em Wenceslau Braz, construídas 66 casas e melhoradas 33, com recuperação ambiental de área de preservação permanente e construção de equipamento comunitário.

Informações da Agência Estadual de Notícias

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right