'Programa Varejo Mais' apresenta resultados em Irati | aRede
PUBLICIDADE

'Programa Varejo Mais' apresenta resultados em Irati

Evento realizado no Centro de Eventos Italiano reuniu as 16 empresas do comércio varejista de Irati, que participaram do Programa Varejo Mais; palestra marcou encerramento das ações.

Imagem ilustrativa da imagem 'Programa Varejo Mais' apresenta resultados em Irati
-

Evento realizado no Centro de Eventos Italiano reuniu as 16 empresas do comércio varejista de Irati, que participaram do Programa Varejo Mais; palestra marcou encerramento das ações.

Empresas de micro e pequeno porte do comércio varejista de Irati, na região dos Campos Gerais, acompanharam nesta quarta-feira, dia 7, a apresentação dos resultados do Programa Varejo Mais – Mais Vendas, Mais Competividade, que tem como objetivo incentivar a melhoria de processos e, consequentemente, aumentar a lucratividade de empresas. Na ocasião, o especialista em autoavaliação assistida e diretor-presidente da Gauss, empresa filiada à Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) e ao Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização (IBCO), Orlando Pavani, ministrou a palestra “Excelência em Gestão sem Complicação para Pequenas Empresas”.

O programa é uma iniciativa do Sebrae/PR e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), e conta, no município, com a parceria da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai). Em dois anos, o Varejo Mais contemplou diagnósticos com aplicação do cliente oculto, capacitações, consultorias e coaching. Os 16 empresários que participaram do programa ainda tiveram acesso a cursos como de gestão visual de loja, planejamento estratégico para o varejo, gestão financeira, gestão de pessoas, oficina de marketing e gestão por indicadores. Além das capacitações, foram feitas consultorias de acompanhamento nas empresas.

Durante o evento, o gerente regional do Sebrae/PR, Joel Franzim Junior, enalteceu as empresas que receberam na última segunda-feira, dia 5 de dezembro, em Curitiba, o Selo Referência do Comércio, nas categorias ouro, prata e bronze, destinada para as que atingiram um nível de indicadores de resultados excelentes. “Todas as participantes são vitoriosas e o programa reforça que o Modelo de Excelência em Gestão contribuiu para que a maioria das empresas permaneça no mercado”, frisa.

O empresário Nelson Oliveira, ganhador do Selo na categoria Ouro, acredita que o Programa Varejo Mais permitiu o refinamento da gestão, possibilitando uma visão diferente do mercado, mais próxima das necessidades dos clientes. “Eu tenho formação pedagógica e o programa me fez olhar a parte administrativa com outra concepção”, relata.

O presidente da Aciai, Oscar Muchau, também participou do programa e conquistou o Selo Referência do Comércio, na categoria Ouro. “Já participamos de outras ações do Sebrae em Irati e notamos a evolução que tivemos dentro da empresa. O aprendizado é gradativo e as mudanças de princípios e a quebra de paradigmas são perceptíveis. Certamente estamos tornando o comércio local mais atrativo e fortalecido”, avalia.

“Em todas as ações os participantes tiveram acompanhamentos coletivos e individuais por meio de consultorias, visando o aumento da competividade dos negócios e a excelência em gestão. Além das ações previstas no programa, os empresários tiveram a oportunidade de inovar por meio do Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia, que oferece subsídio financeiro”, diz a consultora do Sebrae/PR, Aline Daiane Monteiro, ao frisar que o programa foi importante para os empresários ampliarem a visão das diferentes possibilidades de inovar e melhorar as gestões dos seus negócios.

O diretor de Planejamento e Gestão da Fecomércio PR, Rodrigo Rosalem, destaca que o Programa Varejo Mais é um produto de desenvolvimento empresarial para micro e pequenas empresas. “Ele representa a oportunidade do empresário ter acesso ao que existe de melhor em ferramentas de gestão empresarial, incentiva que saia da zona de conforto desde a calçada até o estoque, prepara mão de obra e o empresário para encarar um mercado cada vez mais competitivo”, detalha.

Incentivo ao desenvolvimento

O Varejo mais foi criado em 2005 para enfrentar a mortalidade de empresas nos primeiros 36 meses de vida, que ultrapassava os 50% na época, e incentivar o desenvolvimento econômico de todas as cidades do Paraná. “Em mais de 10 anos de projeto já colhemos os frutos. A mortalidade foi reduzida em níveis abaixo dos 30%, e o Paraná tem o maior crescimento econômico do País. É muito gratificante trabalhar com um projeto que salva empresas, incentiva o desenvolvimento de outras, e realiza o sonho profissional de milhares de empreendedores paranaenses por ano”, completa o assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva.

Informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right