Castro oferta psiquiatria pelo ‘Saúde da Família’ | aRede
PUBLICIDADE

Castro oferta psiquiatria pelo ‘Saúde da Família’

Equipes de Saúde da Família (ESFs) realizaram encontro para definir atuações junto a pacientes. Evento aconteceu durante a semana.

Imagem ilustrativa da imagem Castro oferta psiquiatria pelo ‘Saúde da Família’
-

Equipes de Saúde da Família (ESFs) realizaram encontro para definir atuações junto a pacientes. Evento aconteceu durante a semana.

Na tarde da última quarta-feira (18), foi realizado o encontro dos profissionais das Equipes de Saúde da Família – ESF para definir a Atuação de Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde de Castro. Na ocasião também foi realizada a apresentação da médica psiquiatra que atenderá os pacientes nas ESF's.

A médica Mariana Elisa Marques, explica que o objetivo é realizar o matriciamento nas unidades em saúde mental. “A ideia do matriciamento é ampliar a cobertura desses casos e o acesso desses usuários que muitas vezes não buscam o serviço de saúde especializado, mas que agora também terão acesso ao atendimento de psiquiatria. Assim os casos de baixa e média complexidade em saúde mental serão atendidos na própria unidade, mantendo esses usuários no território deles, o que também é muito importante”, explica.

Além do atendimento médico serão realizadas consultas individuais, interconsultas, consulta compartilhada, matriciamento da unidade, visita domiciliar e suporte aos grupos desenvolvidos na unidade. “O atendimento será em um ambiente aberto, seguindo a lógica da reforma antimanicomial, evitando que esses casos se compliquem, com o objetivo de diminuir a morbidade desses casos, e mantendo os pacientes na socialização, não na exclusão, mas sim dentro da comunidade”, destacou.

A médica frisa também que a presença do psiquiatra dentro da unidade contribuirá também para a capacitação da ESF para realizar esse tipo de atendimento. “ Para que  posteriormente, o médico clínico geral, tenha autonomia e segurança para realizar o atendimento dos casos de baixa e média complexidade na unidade de saúde. Toda a equipe estará envolvida, assim, se por exemplo o agente comunitário de saúde, identificar um caso de algum usuário que não procurou o serviço de saúde, ele poderá encaminha-lo para a unidade, para que seja realizado o atendimento devido”, completou.

Participaram da reunião cerca de 60 pessoas, entre médicos, enfermeiros e dentistas. Na reunião foram apresentados o novo protocolo de atendimento para o tratamento de crianças e adolescentes em uso de álcool e outras substâncias, agenda psiquiátrica e a estratificação de risco em saúde mental e ainda o cronograma de atendimento que inicia na próxima semana.

Atualmente o município conta com dois médicos psiquiatras, além do profissional que atenderá as ESFS,  outro médico psiquiatra que atende o CAPS, Bom Jesus e as áreas descobertas pelas ESFs.

Informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right