PUBLICIDADE

‘Além das Palavras’ mostra força da rima entre poesia e melancolia

“Mulher ultrassensível e fechada em si mesma como uma rosa que desabrochasse para dentro, cuja floração se revelasse por deslumbrante transparência”

Imagem ilustrativa da imagem ‘Além das Palavras’ mostra força da rima entre poesia e melancolia
-

“Mulher ultrassensível e fechada em si mesma como uma rosa que desabrochasse para dentro, cuja floração se revelasse por deslumbrante transparência”. Consta que essa é a definição dada por Carlos Drummond de Andrade à poetisa estadunidense Emily Dickinson. E é justamente a sensibilidade, a reclusão e a espontaneidade visível para quem se aproximava da poeta que a cinebiografia ‘Além das Palavras’, dirigida por Terence Davies, vem trazer.

Espontaneidade, no contexto, quer dizer ousadia suficiente para questionar regras sociais que considerava desnecessárias. Ela acreditava em Deus, mas era resistente à religião como prática socialmente organizada, com normas bem estabelecidas. Também questionava relacionamentos sociais engessados. Para uma sociedade contida demais, qualquer fala ou comportamento menos conformado já era capaz de provocar. O filme mostra isso com elegância e clareza.

A sociedade em questão era a região nordeste da costa estadunidense. Ela nasceu em dezembro de 1830, no vilarejo de Amherst, em Massachusetts. Morreu em maio de 1886. Divulga-se que Dickinson morou sempre lá ou nos arredores de onde nasceu. Foi uma mulher não devidamente reconhecida, com poucos poemas publicados antes de sua morte. Teve algumas desavenças com o pai, mostrado como severo. A mãe? Era melancólica, a ponto de ser definida, a certa altura do filme, como alguém que “teve em doçura o que não teve em força”.

Sensível diante da morte e transeunte entre belos jardins, Dickinson escreveu sobre imortalidade e natureza. Nesses escritos, investia na independência formal das regras poéticas, usando sintaxe e pontuação originais, o que provocava seus editores a mexerem ainda mais em seus textos, uma prática comum na época.  

O recorte feito pelo filme vai dos tempos de Dickinson como jovem estudante até seus últimos dias. Cynthia Nixon, a Miranda de ‘Sex and the City’, encarna a protagonista. Sua interpretação louvável é ingrediente de destaque para ajudar a compor uma cinebiografia contida e intensa, tímida e libertária, suave e provocadora, exatamente como aquilo que se conhece sobre a personagem principal. ‘Além das Palavras’ é, enfim, um trabalho que demonstra a intensidade da rima existente entre poesia e melancolia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CINEMA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE