‘Canta PG’ reúne corais do Conservatório em concerto especial no Teatro Ópera
Primeira edição do projeto reúne diferentes gerações do canto coral com repertório voltado às crianças

Na quinta-feira, 8 de outubro, às 20h, no Teatro Ópera, o Conservatório Maestro Paulino Martins Alves realiza a primeira edição do ‘Canta PG’, uma proposta que reúne, em uma única apresentação, diferentes grupos e projetos de canto coral mantidos pelo Conservatório e pela Secretaria Municipal de Cultura.
O espetáculo terá um repertório especialmente direcionado às crianças, antecipando as comemorações do Dia das Crianças, e contará com a participação do Coral do Conservatório, Coral Juvenil do Conservatório, Meninas Cantoras de Ponta Grossa, Corais Satélites, Grupo Vocal do Conservatório e do Corpo Estável Coro Cidade de Ponta Grossa.
A proposta reúne alunos de diferentes idades e trajetórias artísticas, criando um encontro entre crianças, adolescentes, jovens e adultos que têm no canto coral uma forma de expressão, formação e convivência.
A entrada para o Canta PG será um pacote de bala, que será destinado à ação de arrecadação vinculada ao evento.
O resgate da cultura coral
Ponta Grossa possui uma forte tradição no canto coral, construída ao longo de décadas por grupos, regentes, instituições e iniciativas que ajudaram a formar gerações de cantores. Nos últimos anos, porém, essa tradição perdeu espaço.
O ‘Canta PG’ integra um movimento de retomada e fortalecimento do canto coral na cidade, desenvolvido pelo Conservatório a partir da reestruturação e criação de projetos, da formação de novos grupos e da ampliação das oportunidades de participação para diferentes faixas etárias.
Entre essas iniciativas está a retomada do Coral do Conservatório, que voltou às atividades depois de um longo período, a criação do Coro Juvenil, além do fortalecimento dos demais grupos e da criação de novas possibilidades de formação coral dentro da instituição.
Para o secretário de Cultura, Alberto Portugal, reunir todos esses grupos em uma mesma apresentação representa também uma forma de mostrar ao público a dimensão desse trabalho.
“Ponta Grossa tem uma história muito importante com o canto coral. O Canta PG nasce justamente com o propósito de reunir essa tradição com uma nova geração de cantores. São pessoas de diferentes idades, projetos e experiências que passam a ocupar o mesmo palco e mostrar que o canto coral continua vivo e tem muito espaço para crescer na nossa cidade”, conta.
O Canta PG pretende se consolidar como uma iniciativa de valorização da cultura coral, aproximando o público dos grupos mantidos pelo Conservatório e mostrando a diversidade de possibilidades de formação artística oferecidas pela instituição.
Serviço
Canta PG
8 de outubro | 20h
Teatro Ópera
Entrada: 1 pacote de bala
Com informações das assessorias.



