Projeto transforma ônibus em experiência imersiva sobre o coração humano | aRede
PUBLICIDADE

Projeto transforma ônibus em experiência imersiva sobre o coração humano

Iniciativa leva ciência, arte e educação de forma lúdica para crianças de Ponta Grossa e região

A viagem ao coração é orientada pelos personagens: Comandante Atrionildo; subcomandante Arteia e os assistentes Tumtum e Miocárdia
A viagem ao coração é orientada pelos personagens: Comandante Atrionildo; subcomandante Arteia e os assistentes Tumtum e Miocárdia -

Mariele Alexandra Zanin

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Já imaginou entrar em um ônibus e fazer uma verdadeira viagem pelo coração humano? Essa é a proposta do projeto 'A Fantástica Viagem ao Coração', com direção-geral da ABC Projetos Culturais e da Estratégia Projetos Criativos, que combina ciência, arte e educação em uma experiência sensorial inesquecível para crianças.

O projeto nasceu em Ponta Grossa, mas já se expande para outras regiões, levando conhecimento de forma lúdica para alunos do ensino fundamental. Segundo Eduardo Godoy, diretor artístico, a ideia surgiu a partir do desejo de criar uma experiência imersiva que abordasse tanto o funcionamento físico do coração quanto suas simbologias emocionais. “Queríamos algo que fosse lúdico, educativo e inesquecível. Assim nasceu essa viagem, onde as crianças vivem na prática o que é o sistema cardiovascular”, explicou Godoy.

A experiência começa no pátio da escola, com uma apresentação interativa dos personagens: Comandante Atrionildo; subcomandante Arteia e os assistentes Tumtum e Miocárdia. Depois, as crianças são convidadas pelos personagens a embarcar no ônibus, adaptado para simular o interior de um coração. Lá dentro, elas aprendem sobre veias, artérias, capilares, circulação sanguínea e funcionamento do órgão, tudo por meio de recursos sensoriais como luzes, sons e movimentos.

Eduardo conta que o primeiro desafio foi realmente adaptar o ônibus, que era um meio de transporte urbano comum. “A gente teve que fazer toda adaptação dele para transformar ele em um espaço cênico para experiências imersivas. Foi preciso encontrar profissionais que embarcassem nessa aventura conosco, pois é um projeto inédito e inovador no Brasil”, conta. O diretor afirma que a transformação do ônibus exigiu um trabalho multidisciplinar envolvendo profissionais de engenharia elétrica, arquitetura, automação, saúde, educação e teatro científico.  

VÍDEO
Grupo aRede.
Confira o 'Viver Bem' desta segunda-feira (28) na íntegra | Autor: Grupo aRede.
 

Segundo o cenógrafo Élio Chaves, esse é um processo que exige muito experimento. “Principalmente a parte do movimento, a gente se preocupa muito com tentar trazer a plástica do que seria o interior do corpo humano, com alguns movimentos trabalhando na pulsação mais próxima da real possível. Para justamente trazer essa sensação para criança e tentar não deixar alguma coisa assustadora. Então, tivemos que criar soluções inovadoras, como sistemas de ar-condicionado personalizados e pisos táticos, para tornar o espaço seguro e imersivo”, destacou Chaves.

O projeto conta com incentivo da Lei Rouanet e apoio de patrocinadores, permitindo o acesso gratuito para escolas públicas. A professora Milena da Silva Gorete Castanha, do 5º ano, da Escola Municipal Professora Maria Coutin Riesemberg, relatou a diferença no aprendizado dos alunos. “Uma coisa é ver um desenho em um livro. Outra é sentir o coração batendo, ver o sangue circulando, viver essa experiência. Fica gravado na memória afetiva”, comentou.

Além de 'A Fantástica Viagem ao Coração', a organização já desenvolve outras iniciativas no Fantástico Ônibus, como o especial de Natal 'A Fantástica Viagem à Fábrica do Papai Noel'. No futuro, o objetivo é criar experiências sobre outros sistemas do corpo humano.

O ator Renan Sota, que interpreta o comandante Atrionildo na viagem, destacou a recepção das crianças com o projeto. “As crianças elas já entram na viagem encantadas, olhando para tudo, querendo saber do que se trata. E trazer essa experiência de educação não formal, de alfabetização científica para um espaço que é de educação formal, acaba tornando o aprendizado deles mais dinâmico, mais criativo, mais lúdico e a gente percebe que quando eles descem do ônibus, eles descem muito empolgados”, relata.

Ao final da visita, a estudante Melanie, do 5º ano, resumiu o aprendizado: “Gostei muito! Para cuidar do coração é preciso ter alimentação saudável, dormir bem e fazer exercícios”. Dessa forma, o projeto promete seguir pulsando forte, levando arte, ciência e emoção para cada vez mais crianças.

Criado pela ABC Projetos Culturais e Estratégia Projetos Criativos, o projeto é realizado pelo Ministério da Cultura - Governo Federal, por meio da Lei Rouanet - Incentivo a Projetos Culturais, com patrocínio da Paccar Financial, Belgotex do Brasil e DAF.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right