Cuidados com a pele no verão: riscos e prevenções
Dr. Luan Sakai, do Hospital São Camilo, alerta sobre o risco de câncer de pele
Publicado: 22/01/2025, 14:05
O verão é sinônimo de sol, calor e atividades ao ar livre. Porém, essa estação também exige atenção redobrada com a saúde da pele. No último episódio do Viver Bem, o dermatologista Dr. Luan Sakai, do Hospital São Camilo, trouxe informações valiosas sobre os riscos da exposição solar e como prevenir problemas dermatológicos durante o verão.
Segundo Dr. Luan, os principais riscos da exposição prolongada ao sol incluem: Queimaduras solares, que podem causar dores e desconforto imediato; Envelhecimento precoce da pele, devido ao efeito cumulativo dos raios ultravioletas (UV); Manchas e aumento do risco de câncer de pele, especialmente em casos de exposição repetitiva e desprotegida.
Para aproveitar o verão de forma saudável, o dermatologista reforçou a importância do protetor solar. “A gente vai ter que tomar alguns cuidados nessa época do ano, o protetor solar vai ser o seu maior aliado. Na hora de escolher o protetor solar, preferir sempre um fator de proteção de pelo menos 30, se possível um protetor solar com fatores mais altos. E é necessária uma reaplicação dele para que a proteção seja efetiva, então passar o protetor solar e reaplicar a cada duas horas ou até mesmo antes desse prazo caso você entre na água”, explica.
O médico também fala sobre adotar barreiras físicas, como roupas com proteção UV, chapéus de abas largas e óculos escuros com filtro UV. “Também é muito importante evitar a exposição solar. Então se possível evite se expor ao sol entre 10 da manhã e 4 horas da tarde, não deixa de aproveitar o verão, mas aproveite mais o início do dia e mais no final da tarde”, completa. Outra orientação foi manter a pele hidratada, tanto com cremes, quanto com ingestão adequada de água.
No caso de queimaduras, o Dr. Luan destacou que, quando leves, podem ser tratadas em casa com hidratação e proteção reforçada. No entanto, casos mais graves, como formação de bolhas e dores intensas, requerem avaliação médica. Além disso, manchas assimétricas, de bordas irregulares, múltiplas cores ou crescimento acelerado devem ser investigadas.
Câncer de Pele: Detecção e Tratamento
O câncer de pele é o mais comum no Brasil, e a detecção precoce é essencial para o sucesso do tratamento. “O câncer de pele tem um alcance mais comum de todos os cânceres que nós temos, então por isso que a gente tem que redobrar o cuidado. Precisamos ficar atentos aos sinais, como manchas com bordas irregulares, que possuem múltiplas cores ou um tamanho de diâmetro maior que 6 mm. Então o paciente deve ficar atento a esses pontos e procurar um atendimento médico, caso ocorra”, comenta Dr. Luan. Ele explicou a regra do ABCDE, que ajuda a identificar sinais suspeitos de melanoma:
- Asimetria
- Bordas irregulares
- Cores variadas
- Diâmetro maior que 6 mm
- Evolução de crescimento ou forma
Lesões que sangram facilmente ou feridas que não cicatrizam também devem ser avaliadas.
Dr. Luan enfatizou que o cuidado com a pele deve começar na infância, pois os danos solares são cumulativos. A prevenção desde cedo reduz os riscos na idade adulta e garante um envelhecimento saudável.
Bronzeado Seguro
Embora o bronzeado natural seja culturalmente desejado, Dr. Luan explicou que ele é uma resposta de defesa da pele contra agressões solares e pode aumentar o risco de manchas e câncer. Alternativas mais seguras incluem o uso de autobronzeadores, que proporcionam o tom desejado sem exposição aos raios UV. “É uma maneira mais segura de conseguir uma pele bronzeada sem se expor ao sol e sem se sujeitar a esses riscos”, afirma.
O Dr. Luan atende no Hospital São Camilo, oferecendo consultas dermatológicas e tratamentos, incluindo procedimentos cirúrgicos. O Instagram disponível para informações é @saocamilo_pg.
O Viver Bem recomenda que nossos seguidores aproveitem o verão com responsabilidade e cuidem da pele.
PRÓXIMO EPISÓDIO – No próximo Viver Bem, iremos conversar com Taene Zaremba, cabeleireira que viralizou nas redes sociais pelas transformações físicas que realiza, que também mexem na autoestima das mulheres. Confira!