Saúde Mental Pet: Saiba dos sinais de que algo não está bem | aRede
PUBLICIDADE

Saúde Mental Pet: Saiba dos sinais de que algo não está bem

Érika Zanoni, psiquiatra veterinária, fala sobre qualidade de vida pet e sobre projeto que ensina crianças sobre educação animalista

Érika também promove atividade educativa para crianças na Spamedpet.
Érika também promove atividade educativa para crianças na Spamedpet. -

Mariele Alexandra Zanin

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A última entrevista do canal Viver Bem trouxe a psiquiatra veterinária Érika Zanoni, fundadora do Spamedpet e especialista em saúde mental animal. Durante a conversa, Érika destacou a importância de estar atento aos sinais que os animais de estimação dão. Apesar de ser um tema ainda pouco abordado, a saúde mental dos pets merece atenção especial.

Zanoni alertou que os pets, assim como os humanos, podem desenvolver transtornos mentais como depressão, ansiedade e transtornos obsessivos, principalmente se tiverem vivido traumas ou situações de baixa qualidade de vida. "Animais que passam por estresse podem desenvolver problemas de pele, urinários e até cardíacos, como reflexo direto de sua saúde mental", afirmou.

Érika também comentou que sinais como agressividade repentina, lamber excessivamente as patas ou doenças que não melhoram com tratamentos convencionais são sinais que algo não está bem e é necessária buscar ajuda profissional. Ela explicou que o diagnóstico de transtornos mentais em pets é feito por meio de escalas baseadas em psiquiatria infantil, tema que abordou no seu mestrado e assim desenvolveu uma escala de qualidade de vida para investigar os transtornos mentais. Quanto aos tratamentos, a veterinária revelou que as opções são amplas e incluem desde o uso de psicofármacos até terapias integrativas como aromaterapia, fisioterapia e acupuntura.

A nutricionista veterinária também destacou a importância da alimentação natural para os pets, sugerindo alternativas aos ultraprocessados. "É melhor dar uma carne natural ou até mesmo preparar petiscos caseiros, como eu ensino nas minhas oficinas", comentou Érika, que tem uma padaria pet e oferece workshops sobre nutrição funcional para tutores.

VÍDEO
aRede.info
Érika, fala sobre a prevenção e o tratamento de transtornos mentais animal. Além disso, comenta sobre a atividade educativa para crianças que realiza na Spam... | Autor: aRede.info
  

Além de atender animais domésticos, Erika lidera o projeto “Mascotes da Alegria”, que acolhe e reabilita animais silvestres vítimas de maus-tratos ou tráfico. Ela também realiza ações educacionais com crianças, ensinando-as sobre o respeito e o cuidado com os animais. "Nosso objetivo é desenvolver a compaixão nas crianças e promover a educação animalista desde cedo", destacou. Para quem deseja acompanhar o trabalho de Érika, o Instagram é @erika_zanoni e @spamedpet.

PRÓXIMO EPISÓDIO – Na segunda-feira (09), vai ao ar no Viver Bem a entrevista com as psicólogas Édina Aparecida e Marilize Kapp, que irão abordar o tema Setembro Amarelo e com o Murilo Rodrigues, diretor da Princesa Assistência. Confira!   

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE