Composto do brócolis pode prevenir coágulos e câncer, diz estudo | aRede
PUBLICIDADE

Composto do brócolis pode prevenir coágulos e câncer, diz estudo

Pesquisa mostra que substância presente em plantas como o brócolis pode prevenir coágulos sanguíneos e diminuir o colesterol

Incluir na dieta vegetais escuros, como brócolis, couve e espinafre, é essencial para as células do sistema imunológico
Incluir na dieta vegetais escuros, como brócolis, couve e espinafre, é essencial para as células do sistema imunológico -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Alimentação balanceada é essencial para manter a saúde em dia. Pesquisadores australianos apontam que uma boa adição ao prato é o brócolis. O alimento é rico em uma substância já conhecida por prevenir o câncer e diminuir o colesterol e, segundo recentes descobertas científicas, esse mesmo composto também evita a formação de coágulos sanguíneos.

O sulforafano (SFN) tem afinidade com as plaquetas, as células responsáveis pela coagulação do sangue. Pesquisadores da Universidade de Sydney descobriram que a substância diminui a aglomeração das plaquetas e, consequentemente, as chances de formação de trombos que podem levar ao acidente vascular cerebral. O estudo foi publicado na revista científica ACS Central Science, em janeiro.

“O composto de brócolis não é apenas eficaz para melhorar o desempenho da medicação anticoágulo após um acidente vascular cerebral, mas também pode ser usado como agente preventivo para pacientes com alto risco de AVC”, diz o biomédico Xuyu Liu, um dos autores do estudo, em entrevista ao site do Instituto de Pesquisa do Coração do Reino Unido.

Aposte no brócolis

Os resultados abrem portas para uma investigação mais direcionada sobre a eficácia da ingestão de vegetais como o brócolis para pessoas que estão no grupo de risco para o desenvolvimento de coágulos sanguíneos. Os cientistas também sugerem a criação de medicamentos que usem o sulforafano como princípio ativo para lidar com emergências médicas.

Os remédios usados atualmente para diminuir as chances de danos cerebrais em pacientes internados com AVC só funcionam em 20% dos casos. Em experimentos feitos com ratos, a combinação do SFN com esses medicamentos aumentou a taxa de sucesso para 60%.

O estudo ainda está em fase inicial, e não foram feitos testes em humanos.

Com informações do portal Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE