Feijão promove perda de peso, sugere estudo | aRede
PUBLICIDADE

Feijão promove perda de peso, sugere estudo

Em várias pesquisas, a ingestão de feijão vem sendo associada ao emagrecimento ou controle de peso. Estudo chinês traz novas evidências

O estudo acompanhou 37 voluntários com excesso de peso que receberam as mesmas refeições durante 4 meses
O estudo acompanhou 37 voluntários com excesso de peso que receberam as mesmas refeições durante 4 meses -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Um estudo publicado na revista Nature Metabolism, na segunda-feira (26/02), traz novas evidências sobre as vantagens de acrescentar feijão no cardápio.

Em várias pesquisas recentes, a ingestão de feijão vem sendo associada ao emagrecimento ou controle de peso por sua capacidade de acrescentar proteínas, ferro e fibras à dieta. Neste caso, entretanto, o diferencial apontado como vantajoso foi o amido resistente.

De acordo com pesquisadores da Universidade Jiao Tong de Xangai, na China, a ingestão de 40 gramas de amido resistente por dia durante 4 meses consegue proporcionar uma perda de peso de até seis quilos.

O amido resistente é um carboidrato que faz parte da composição do feijão e de outros alimentos como a banana verde, a castanha de caju e a aveia. O amido resistente não é digerido pelo intestino delgado, ele passa direto para o intestino grosso, onde fermenta e fornece alimento para as “bactérias boas”.

Os pesquisadores acreditam que essa ação sobre a microbiota intestinal, aliada ao aporte de proteínas – macronutriente que promove saciedade -, resulta na perda de peso verificada nos voluntários.

Como a pesquisa foi feita

O estudo acompanhou 37 voluntários com excesso de peso que receberam as mesmas refeições durante 4 meses. A única diferença era que metade do grupo tomava 40 gramas de amido resistente em pó misturado com 300 ml de água duas vezes ao dia e a outra metade, 40 gramas de outro amido, sem as qualidades equivalentes.

Ao final do estudo, os pesquisadores perceberam que não houve alteração significativa no peso dos que receberam o amido padrão, enquanto os que tomaram amido resistente perderam pelo menos seis quilos.

Benefícios do amido resistente

Alimentos ricos em amido resistente ajudam a controlar o açúcar no sangue, evitando picos de glicose. Esse tipo de carboidrato também é mais facilmente eliminado no bolo fecal, facilitando a digestão.
Além disso, o amido resistente também aumenta a sensação de saciedade, o que ajuda na perda de peso.

Confira a matéria completa no portal Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE