O papel da nutrição no atendimento a pessoas com HIV | aRede
PUBLICIDADE

O papel da nutrição no atendimento a pessoas com HIV

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro, representa uma oportunidade para apoiar as pessoas envolvidas na luta contra o HIV

1º de dezembro é o dia internacional da luta contra AIDS e contra o HIV
1º de dezembro é o dia internacional da luta contra AIDS e contra o HIV -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro, representa uma oportunidade para apoiar as pessoas envolvidas na luta contra o HIV e melhorar a compreensão do vírus como um problema de saúde pública global. Em 2022, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), aproximadamente 130 mil pessoas adquiriram o vírus e 33 mil perderam a vida por causas relacionadas à AIDS.

No Brasil, mais de um milhão de pessoas vivem com HIV, segundo o Ministério da Saúde. Somente em 2022 houve o registro de mais de 16,7 mil casos da infecção.

Confira abaixo uma entrevista com a nutricionista e conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná (CRN-8), Gisele Pontaroli, sobre o papel que o nutricionista exerce na dieta das pessoas com HIV.

Como o nutricionista pode ajudar na dieta de uma pessoa com HIV? O papel do nutricionista é muito importante, pois podemos elaborar planos alimentares personalizados para atender as necessidades específicas da pessoa e aborda a avaliação nutricional, a manutenção do peso e fortalecimento do sistema imunológico, com recomendações de alimentos ricos em antioxidantes e outros compostos bioativos e nutrientes que ajudem nesse processo. Além da educação alimentar e nutricional a fim de informar sobre os cuidados das práticas seguras na manipulação de alimentos.

Lembrando que essa abordagem é sempre individualizada, considerando os estágios de infecção, os medicamentos utilizados e outros fatores individuais.

Uma das principais preocupações do nutricionista é elaborar uma dieta que vise aumentar a imunidade e suprir as deficiências da pessoa? Sim, o fortalecimento do sistema imunológico, assim como a suplementação de nutrientes são muito importantes. Para isso, o plano alimentar deve contemplar alimentos ricos em nutrientes antioxidantes, como frutas, vegetais, legumes, grãos integrais e proteínas. Preservar o estado nutricional dentro do adequado também mantém o sistema imune competente.

Deficiências nutricionais de micronutrientes são comuns nesses casos, como falta de zinco, de selênio, vitamina B12 e vitamina D e deve-se suprir essas deficiências com alimentos fontes de cada um desses nutrientes. Uma dieta equilibrada e personalizada que atenda às necessidades individuais e que promova a saúde geral é essencial para ajudar no enfrentamento dos desafios específicos associados ao HIV e ao tratamento antirretroviral.

Há alimentos que devem ser evitados? Devem ser evitados alimentos que podem estar contaminados com bactérias ou fungos, como alimentos crus, mal cozidos, frutos do mar crus, ovos crus, carne crua ou mal passada. Também alimentos ultraprocessados que são ricos em açúcares e gorduras saturadas, pois podem contribuir para inflamação. Substâncias como álcool e tabaco também devem ser evitadas, pois podem ter efeitos negativos no sistema imunológico.

Poderia comentar sobre a importância de um nutricionista fazer parte da equipe multiprofissional para cuidar das pessoas com Aids? É muito importante, pois a gestão dos efeitos da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida só pode ser eficiente se a equipe trabalhar em sintonia. Os efeitos colaterais das medicações, os efeitos da supressão do sistema imunológico, a perda de peso com risco grave de desnutrição e, com isso, o aparecimento de deficiências nutricionais pode agravar muito o quadro geral do paciente. Assim, o nutricionista consegue desenvolver um plano alimentar individualizado com base na troca de informações entre os profissionais da equipe multiprofissional, contribuindo para um cuidado abrangente e eficaz.

Das assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE