Musculação: saiba descobertas recentes da ciência sobre benefícios | aRede
PUBLICIDADE

Musculação: saiba descobertas recentes da ciência sobre benefícios

Além de garantir força e mobilidade, os treinos de musculação garantem benefícios diversos à saúde de acordo com pesquisas científicas

Ciência anuncia novas descobertas em relação à musculação
Ciência anuncia novas descobertas em relação à musculação -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Uma nova pesquisa da Universidade de Stanford acrescentou novas vantagens à lista de benefícios associados aos treinos de musculação.

O estudo, publicado na edição de outubro do jornal científico Diabetologia, mostra que a musculação é mais eficiente para queimar gordura e controlar o açúcar no sangue do que os exercícios cardiorrespiratórios.

Composição corporal

O trabalho acompanhou 186 indivíduos com diabetes tipo 2. Eles tiveram seus indicadores de saúde observados por 9 meses para avaliar os efeitos dos exercícios físicos na saúde.

Os voluntários que fizeram treinos de força tiveram aumento de massa magra e apresentaram melhores índices de controle do açúcar no sangue. Os que estavam concentrados em treinos de cardio não apresentaram aumento de massa magra e tiveram resultados inferiores relacionados ao controle de açúcar no sangue.

Os autores reforçaram que os exercícios de cardio são importantes e continuam sendo necessários, mas os efeitos metabólicos dos exercícios de musculação é que são mais consistentes.

Saúde do cérebro

Um outro trabalho realizado por cientistas da Universidade da Flórida associou a musculação à saúde do cérebro e à manutenção das capacidades cognitivas.

Publicado na revista GeroScience, em julho deste ano, a pesquisa mostrou que idosos adeptos da prática tinham maior agilidade no raciocínio e na capacidade de mudar ou adaptar o pensamento quando comparados a pessoas da mesma faixa etária que eram sedentárias.

Os resultados foram encontrados após a realização de entrevistas e testes cognitivos aplicados a 184 idosos.

Longevidade

Outro estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, mostrou que a musculação pode aumentar a expectativa de vida, especialmente se estiver conciliada a exercícios cardiorespiratórios.

A pesquisa foi publicada em setembro de 2022, no British Medical Journal, e contou com dados de quase 100 mil pessoas com idades entre 60 e 70 anos.

De acordo com os cientistas, os indivíduos que disseram levantar pesos uma ou duas vezes na semana sem realizar nenhum outro tipo de exercício tiveram uma queda de até 22% no risco de morrer precocemente por doenças, com exceção de câncer.

O grupo que realizava apenas exercícios aeróbicos, por sua vez, tinha 34% menos chances de morte precoce. Já as pessoas que praticavam os dois tipos de exercícios semanalmente apresentaram um risco até 47% menor de morrer precocemente quando comparadas aos sedentários.

Produção de insulina

Um estudo conduzido por pesquisadores brasileiros na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em abril deste ano mostrou que os exercícios resistidos, como a musculação e treinamento funcional, podem melhorar significativamente a secreção de insulina, o hormônio chave para o controle do açúcar no sangue.

Com informações: Metrópoles.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE